As chances do Grêmio se salvar ou cair

Somente vencer suas partidas não basta, as derrotas de pelo menos dois adversários diretos são fundamentais para a saída do Z-4

Com a derrota para o Bahia, na última sexta-feira, em Salvador, as probabilidades do Grêmio disputar a série-B no que vem ultrapassam os 90%. Mas o Grêmio não se dá por vencido, e ainda procura encontrar forças onde não tem, assim como fica de olho dos adversários. Afinal, somente vencer suas partidas não basta. As derrotas de pelo menos dois adversários diretos são fundamentais para a saída do Z-4.

O Grêmio tem três jogos até o final da competição – São Paulo em casa, Corinthians fora, e Atlético-MG na Arena. Se vencer as três, logicamente, as chances aumentam. Mesmo assim, será preciso torcer contra os adversários mais imediatos. E já tem secação para hoje (29) e amanhã (30). Nesta segunda-feira, o Bahia, primeiro time fora do Z-4, com 40 pontos, enfrenta o Atlético-GO – outro inimigo direto do Tricolor Gaúcho -, em Goiás. O mesmo Bahia, depois, na quinta-feira, joga contra o Atlético-MG em partida atrasada da 32ª rodada. Antes disso, na terça, o Juventude, 17º também com 40 pontos, joga contra o Bragantino, no Alfredo Jaconi. Reveses desses times viriam a calhar para o Tricolor.

Acompanhar esses jogos é fundamental, pois, no pior cenário, o Grêmio pode ser rebaixado já na quinta-feira (2). Para isso, basta que Juventude, Bahia e Atlético-GO vençam pelo menos uma partida até o dia do próximo jogo do Grêmio, contra o São Paulo, também na quinta. Se, nesse contexto, o Tricolor perder para o São Paulo, estará rebaixado, pois haveria somente seis pontos em disputa e o Grêmio teria sete pontos de distância da parte de fora da zona de rebaixamento.

E assim será a cada rodada até o fim do campeonato. Uma situação em que muitos já desistiram do Tricolor, mas que sempre haverá uma esperança até que os fatos se concretizem. É dar um passo de cada vez e focar no principal, que é tentar encontrar alguma mobilização.