Ouça no Meio-Dia: o gasto de municípios gaúchos com remédios ineficazes contra a Covid-19 e mais notícias desta quinta-feira

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Municípios do Rio Grande do Sul fecharam contratos para adquirir remédios do chamado kit-covid, que são ineficazes para o tratamento da doença. É o que apontam dados obtidos pela Transparência Brasil, entidade sem fins lucrativos que monitora o poder público no país. No primeiro semestre de 2021, 49 prefeituras gaúchas realizaram compras de hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, em um gasto que chega a quase 769 mil reais. No ano passado os gastos foram ainda maiores. No Rio Grande do Sul, em 2020, 93 municípios contrataram 2 milhões e 600 mil reais em hidroxicloroquina, ivermectina e/ou azitromicina. Gramado, na Serra, foi a cidade que destinou mais recursos à compra dos remédios inúteis contra a Covid em 2021. Foram quase 130 mil reais.

O governo do Estado do Rio Grande do Sul tornou obrigatório o retorno às aulas presenciais em escolas públicas e privadas. A medida vale para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, a chamada educação básica. A medida atinge todas as redes de ensino do Rio Grande do Sul, seja estadual, municipal ou rede privada. No entanto, ainda não há uma data para esse retorno às aulas presenciais. A condição para as atividades nos estabelecimentos de ensino é a garantia dos protocolos sanitários vigentes no Sistema 3As de Monitoramento da Pandemia. O Piratini diz que, em casos de excepcionalidade como condições médicas específicas e comorbidades os estudantes podem seguir em estudo remoto. Um decreto estadual ainda vai detalhar as regras e as exceções. A justificativa para a retomada às aulas é o aumento da vacinação e queda de indicadores de contágio, internações e mortes por Covid-19. No entanto, o CPERS, sindicato dos professores do Rio Grande do Sul, se colocou terminantemente contra a decisão estadual. Diz que a medida é autoritária e irresponsável.

E o preço dos aluguéis vai pressionar a inflação nos próximos dias. Após ensaiar uma retração, o IGP-M, índice conhecido como a “inflação do aluguel”, subiu 0,64% em outubro, apontam dados da Fundação Getúlio Vargas. O índice acumula alta de 21,63% em 12 meses, o que, apesar das elevações, indica uma desaceleração em relação a setembro, quando acumulou taxa de 24,86%. Mas, ainda assim, a inflação do aluguel é duas vezes maior que a medida pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo, o IPCA, que está em 10%. O cálculo do IGP-M leva em conta preços de bens e serviços, assim como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil. Por isso, o aumento da inflação do aluguel é reflexo dos reajustes do preço do Diesel, ainda sem contar a correção anunciada na última segunda-feira. A queda pouco acentuada no preço do minério de ferro também é levada em conta por especialistas como fator que impacta nessa inflação para os aluguéis.

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na sede da Precisa Medicamentos, a partir das denúncias apresentadas pela CPI da Pandemia. A empresa é investigada por irregularidades no contrato firmado com o Ministério da Saúde para a compra da vacina indiana Covaxin. O acordo, de R$ 1,6 bilhão de reais, está sob investigação por causa de um suposto pedido de propina, além de outras irregularidades, como apresentação de documentos falsos e de um financiamento expedido por empresa não autorizada pelo Banco Central. Diante das denúncias, a Precisa acabou descredenciada pelo laboratório indiano Bharat Biotech como representante da vacina Covaxin no Brasil. Os mandados são cumpridos em endereços de Brasília, São Paulo e na cidade paulista de Campinas. Participam 50 agentes da Polícia Federal e 8 servidores da Controladoria-Geral da União.

O dia é de temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco presente no Estado permanece favorecendo o cenário de manhãs com temperaturas entre frias e amenas, e calor nas horas posteriores. Os termômetros podem registrar 37 graus em municípios da Região Central e 35 nas regiões dos Vales do Rio Pardo e Caí. As altas temperaturas vêm acompanhadas de baixa umidade do ar. Por isso, a recomendação é que se beba bastante água ao longo do dia. A partir de manhã, os ventos úmidos vindos do oceano favorecem o aumento de nebulosidade. O que pode trazer pancadas isoladas de chuva entre a serra e o litoral norte. Nas demais regiões, o sol predomina durante todo o dia. Deve chover somente a partir de sábado e em forma de pancadas isoladas. As precipitações devem ocorrer principalmente entre a região central e norte do Estado.