Adolescente morta pelo pai em São Leopoldo sofreu violência sexual, diz polícia

Em depoimento à Polícia Civil, acusado confessou que agrediu e matou a jovem, mas não disse o motivo.

A adolescente de 13 anos, que foi morta pelo próprio pai em São Lepoldo, no Vale do Sinos, foi alvo de violência sexual. A informação foi divulgada pela Polícia Civil após coleta do depoimento do homem, de 40 anos. Ele foi preso na tarde de ontem, na BR-116, no bairro Campina, após tentar se atirar de uma passarela.

Na oitiva policial, o preso admitiu que abusou sexualmente de Ellen da Conceição Rosa, 13 anos e, depois, a matou. O depoimento foi realizado somente na noite de ontem, pois o homem estaria sob o efeito de drogas quando foi capturado. O motivo para o crime não foi informado.

Conforme a delegada Isadora Galian, responsável pelo caso, a adolescente sempre morou com a mãe. Recentemente, Ellen tinha decidido morar com o pai, que tinha a guarda fornecida pelo Conselho Tutelar desde novembro de 2020.

O indivíduo teve a prisão preventiva decretada pela Justiça no fim da tarde de ontem (10), horas depois dele ser capturado em uma ação que envolveu Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Civil de São Leopoldo. “O suspeito, ao ter conhecimento de que estava sendo procurado pela Polícia, ameaçou se jogar de uma passarela na BR-116. A Brigada Militar foi acionada e, após negociação, impediu a consumação do suicídio”, destaca a Polícia Civil.

Entenda o caso

Ellen da Conceição Rosa, 13 anos foi encontrada sem vida dentro de uma casa na rua Rua Manoel Monteiro do Nascimento, no bairro São Miguel, em São Leopoldo. A adolescente teria sido espancada, pois estava com hematomas no rosto. A jovem também tinha marcas de lesão por objeto contundente no pescoço e de defesa nas mãos. O cadáver estava enrolado em um cobertor, sobre uma cama.

Conforme a Polícia Civil, quem descobriu o crime foram vizinhos. Eles foram até o local após a namorada do homem não conseguir contato com ele. Quando se aproximaram de uma das janelas, viram a adolescente sem vida e chamaram a polícia. O local foi isolado e uma perícia foi realizada para coleta de vestígios que levassem até a identificação do autor. Uma faca de cozinha foi encontrada e separada para perícia.

“A namorada do pai foi procurá-lo, porque ele não atendia o telefone. Vizinhos viram o corpo enrolado num cobertor em cima da cama. Um tio da menina e a avó foram até o local e acionaram a Polícia”, explica a delegada titular da DPHPP (Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa), Isadora Galian. A mãe prestou depoimento na manhã de quinta-feira.

A perícia feita no local identificou que a morte teria ocorrido na terça-feira (8). O sepultamento está marcado para as 10 horas, no Cemitério Municipal da São Borja, em São Leopoldo.