Homem é preso por matar a filha de 13 anos em São Leopoldo

Ele foi capturado pela Brigada Militar na tarde desta quinta-feira após tentar se jogar de uma passarela em São Leopoldo. A prisão preventiva dele foi decretada pela Justiça

Um homem foi preso, nesta quinta-feira (10), por suspeita de matar a própria filha, de 13 anos, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O preso, que tem 40 anos, foi capturado após tentar pular de uma passarela na BR-116, no bairro Campina. Por causa da operação para impedir a tentativa de atentado contra a própria vida, a estrada ficou bloqueada por cerca de 30 minutos. Ele foi capturado em uma ação conjunta da Brigada Militar.

A prisão dele, que estaria sob efeito de drogas, encerrou uma caçada pelo autor do brutal assassinato de Ellen da Conceição Rosa, 13 anos. Ela foi encontrada já sem vida dentro de uma casa na rua Rua Manoel Monteiro do Nascimento, no bairro São Miguel, em São Leopoldo. A adolescente teria sido espancada, pois estava com hematomas no rosto. A jovem também tinha marcas de lesão por objeto contundente e de defesa nas mãos. O cadáver estava enrolado em um cobertor, sobre uma cama.

Conforme a Polícia Civil, quem descobriu o crime foram vizinhos. Eles foram até o local após a namorada do homem não conseguir contato com ele. Quando se aproximaram de uma das janelas, viram a adolescente sem vida e chamaram a polícia. O local foi isolado e uma perícia foi realizada para coleta de vestígios que levassem até a identificação do autor. Uma faca de cozinha foi encontrada e separada para perícia.

“A namorada do pai foi procurá-lo, porque ele não atendia o telefone. Vizinhos viram o corpo enrolado num cobertor em cima da cama. Um tio da menina e a avó foram até o local e acionaram a Polícia”, explica a delegada titular da DPHPP (Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa), Isadora Galian.

A perícia feita no local identificou que a morte teria ocorrido na terça-feira (8). Além disso, alguns fatos chamaram atenção dos policiais: os pais da menina não foram encontrados e a mudança recente para a residência, que teria ocorrido na segunda-feira (7).

Busca e prisão do principal suspeito

Diante da necessidade de encontrar respostas ao caso brutal, quase todos os policiais da DPHPP de São Leopoldo foram atuar no caso. O pai da jovem se tornou o principal suspeito, pois não foi encontrado em nenhum momento. O celular dele estava desligado.

Na tarde desta quinta-feira, a Brigada Militar recebeu informações que o suspeito de matar Ellen estava em uma passarela, próximo à avenida Henrique Bier, no bairro Campina, em São Leopoldo. Guarnições da BM foram despachadas até o local para interceptar o homem. “A Brigada Militar conseguiu abordá-lo em um viaduto da BR-116. Quando a Brigada Militar abordou esse indivíduo, ele ameaçou se jogar”, destacou a delegada.

Por causa do risco, a BR-116 teve o tráfego bloqueado, o que gerou congestionamento na estrada até a rendição do homem. Além da BM, agentes da Polícia Civil, da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram para a região. Após uma tensa negociação, conseguiram impedir a tentativa do homem de se jogar da passarela. Ele foi imobilizado e removido para atendimento médico por parte de paramédicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

No fim da tarde desta quinta-feira, a Justiça determinou a prisão preventiva de Vlademir da Silva Rosa, 40 anos. Ele ainda não prestou depoimento à polícia, pois estaria sob efeito de drogas quando foi preso. Ele segue sob custódia da Polícia Civil.