14 regiões estão na bandeira vermelha do distanciamento controlado

Apenas dois pedidos de reconsideração em relação ao mapa preliminar foram aceitos e o RS voltou a ficar bastante vermelho.

A 15ª rodada do modelo de distanciamento controlado traz, no mapa definitivo, 14 regiões em bandeira vermelha. A divulgação foi feita nesta segunda-feira (17). As bandeiras ficam vigentes a partir da 0h desta terça (18) até as 23h59 da próxima segunda-feira (24).

Taquara, Passo Fundo, Guaíba, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa são as novas regiões em bandeira vermelha, por terem apresentado alto nível de ocupação dos leitos e de propagação do vírus. Somam-se a Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas, Palmeira das Missões, Uruguaiana, e Capão da Canoa, que já estavam em vermelho. Os representantes dessas regiões não apresentaram pedido de reconsideração.

Divulgado na sexta-feira (14), o mapa preliminar da rodada classificou 16 regiões como de alto risco epidemiológico. Depois de análise dos 28 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações, o governo do Estado acatou os recursos de duas regiões. O resultado é sete regiões com bandeira laranja (risco médio).

As cidades nas regiões de Santa Maria, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Bagé já estavam com risco médio e foram mantidas com a mesma classificação. O governo do Estado aceitou os pedidos de reconsideração das associações regionais de Caxias do Sul e Erechim, que se somam à bandeira laranja.

Distanciamento controlado no Rio Grande do Sul

Depois da análise de recursos, o estado ficou com 315 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 72,9% da população gaúcha (8.253.152 habitantes). Desse total, 147 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 7% da população gaúcha (786.793 habitantes).

As prefeituras dessas cidades se adequam à chamada Regra 0-0 e podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio.

Cogestão

Desde a publicação do decreto que oficializou o acordo do Estado com a Famurs (Federação das Associações de Municípios) para a gestão compartilhada do distanciamento controlado, municípios e associações regionais têm uma nova alternativa para contestar a classificação de risco definida pelo governo do Estado.

Agora, além de submeter pedido de reconsideração ao mapa preliminar, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior, poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por pelo menos dois terços dos prefeitos e avalizados por equipe técnica. A adoção de protocolos alternativos não muda as cores da bandeira do mapa divulgado nesta segunda (17).

Até o momento, os protocolos regionais já estão valendo para as regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Canoas e Pelotas. O plano de prevenção e de enfrentamento à pandemia da região de Passo Fundo ainda está em análise.