Número de regiões com bandeira vermelha sobe para 16 em novo mapa

Classificação definitiva será divulgada na segunda-feira (17) e deve deixar mapa menos vermelho.

Novo mapa preliminar do distanciamento controlado, divulgado nesta sexta-feira (14), traz 16 regiões em bandeira vermelha. Nesta atualização, o número de regiões classificadas com de alto risco epidemiológico da Covid-19 aumentou de 9 para 16. Outras cinco regiões ficaram com risco médio (bandeira laranja). As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (17).

As regiões de Uruguaiana, Guaíba, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Caxias do Sul passaram, no mapa preliminar, da bandeira laranja para a bandeira vermelha. Já as regiões de Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Passo Fundo, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões e Erechim permaneceram classificadas como de alto risco.

As cidades nas regiões de Santa Maria, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Bagé já estavam na bandeira laranja e foram mantidas com a mesma classificação. Essas regiões podem, até mesmo, pleitear uma mudança para a bandeira amarela, ainda menos restritiva.

A partir desta semana, as associações regionais têm duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar. Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior, poderão elaborar planos estruturados próprios. Os documentos precisam ser aprovados por, no mínimo, dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

Ambas as alternativas foram resultado do diálogo do governo do Estado com os municípios, que passam a ter cogestão do distanciamento controlado. “Estamos buscando ajustar o modelo a um novo momento, para melhor conciliar com a atividade econômica garantindo a proteção à saúde das pessoas”, explicou o governador Eduardo Leite na última segunda-feira (10).

A adoção de protocolos alternativos não mudará as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde da próxima segunda-feira (17). A vigência das bandeiras da 15ª rodada inicia à 0h de terça-feira (18) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (24).