RS tem registro de temperaturas abaixo de zero em ao menos 15 cidades

A menor temperatura registrada no Estado foi em Quaraí, com -3,7°C (três graus e sete décimos abaixo de zero). Em Porto Alegre, o amanhecer desta terça-feira foi o mais gélido do ano, com temperatura de 2,7°C.

A massa de ar seco e frio que chegou ao Rio Grande do Sul trouxe temperaturas abaixo de zero em diversas cidades. Ao menos 15 pontos do Estado houve registro de temperaturas negativas, cumprindo o que a previsão havia indicado ontem à noite. Até em cidades que a temperatura não fica tão baixa houve registro de frio intenso, como em Canoas, na região metropolitana, onde fez 0°C.

A menor temperatura registrada no Estado foi em Quaraí, com -3,7°C (três graus e sete décimos abaixo de zero). Em 2019, a cidade registrou -5°C, como no dia 6 de julho.

Em Porto Alegre, o amanhecer desta terça-feira foi o mais gélido do ano, com temperatura de 2,7°C, conforme o INMET. A marca anterior era 4,2°C, registrado em 4 de julho.

Além da Capital, ao menos outras dez cidades gaúchas com estações automáticas do INMET tiveram a menor mínima de 2020. Em Santana do Livramento o frio causou mínima de -2,9°C, mas com sensação térmica de -8,1°C. Em Canoas, na região metropolitana, o registro foi de 0°C. Além delas, Vacaria, São Gabriel, Santa Maria, Campo Bom, São Vicente do Sul, Rio Grande e São Luiz Gonzaga tiveram as menores mínimas do ano.

Registro de geada em São Marcos, na Serra. Foto: Rafael Prebianca / Conexão Geoclima