Gauchão deve ser retomado entre 15 de julho e início de agosto

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pretende retomar os jogos do Gauchão 2020 a partir de 15 de julho ou, no máximo, até início de agosto. A previsão foi dada pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman, ao secretário estadual do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, durante reunião nesta segunda-feira (8).

No encontro, foram discutidos os protocolos do retorno do futebol no Rio Grande do Sul e as regras necessárias para a retomada dos campeonatos com segurança. “Vamos seguir todas as orientações do governo do Estado. Nossa ideia é iniciar os jogos com os portões fechados, respeitando os protocolos de segurança de prevenção ao coronavírus”, ressaltou o presidente da FGF.

O encontro foi realizado na sede da FGF, em Porto Alegre. Foto: Secretaria do Esporte e Lazer/Divulgação
O Campeonato Gaúcho está parado desde o dia 15 de março devido à pandemia da Covid-19. O decreto de distanciamento social controlado, publicado em 10 de maio, permite que treinos de futebol ocorram nas regiões com bandeira laranja ou amarela. No entanto, há restrições, como menos funcionários trabalhando nos clubes e o cumprimento de medidas de segurança.

Nos próximos dias, Luciano Hocsman, presidente da FGF, deve participar de uma nova reunião com o governador Eduardo Leite. Ele apresentará o protocolo que será utilizado nos jogos após o retorno do Gauchão.

A reunião desta segunda-feira, em Porto Alegre, foi a primeira entre o dirigente da FGF e Francisco Vargas, novo secretário estadual do Esporte e Lazer. Vargas sucede João Derly na pasta, o qual se afastou do cargo em razão da eleição municipal deste ano, na qual deve ser candidato.