Chuva forte provoca transbordamento de arroios e derruba árvores em Porto Alegre

Os principais problemas por alagamento foram registrados nos extremos da cidade. Também há registro de queda de árvores e pontos de alagamento.

A chuva forte que atinge Porto Alegre desde a noite de segunda-feira (29) provoca transtornos para moradores da cidade. Há registro de transbordamento de arroios nas zonas sul e norte da Capital. Também há registro de queda de árvores e pontos de alagamento na cidade.

Os principais problemas por alagamento foram registrados nos extremos da cidade. Na zona Norte, o arroio Sarandi transbordou após a chuva forte da noite e madrugada desta terça-feira. A avenida Sarandi e a rua Zeferino Dias foram alagadas pela água.

Já na zona Sul, também houve problemas de alagamentos após o transbordamento de um arroio. A avenida Comendador Castro com Tramandaí foi totalmente bloqueada nas primeiras horas da manhã. O tráfego foi liberado por volta das 8h da manhã.

De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), foram registrados dois pontos de alagamentos com bloqueio total, 11 com bloqueio parcial de uma faixa, e dois locais com acúmulo de água, sem bloqueios.

Cinco conjuntos semafóricos estão fora de funcionamento por falta de energia elétrica. Outras três ocorrências já foram atendidas, enquanto outras 21 seguem em atendimento. Também houve queda de árvores. Uma foi na avenida Antônio de Carvalho sob o passeio público. Na rua Barbedo com Itororó, a árvore caiu sobre um carro. Agentes da EPTC e Corpo de Bombeiros no local.

Problemas para Unidades de Saúde

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) emitiu um aviso sobre a possibilidade de problemas no atendimento das unidades básicas. As que atendem a região Extremo Sul de Porto Alegre estão com limitações de atendimento devido aos transtornos causados pela chuva. Também apresentam restrições as unidades Vila Cruzeiro, Vila Pinto e Milta Rodrigues, além da Farmácia Distrital da Restinga.

Previsão é de ventania após a chuva

Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), entre as 10h da manhã de segunda-feira e a manhã desta terça, já choveu 67 milímetros na Capital. É um dos maiores registros de chuva desde o mês de maio. Também representa quase metade da chuva esperada para o mês de junho na cidade. A média é de 132,7 milímetros, conforme o Ceic (Centro Integrado de Comando de Porto Alegre).

O INMET emitiu uma advertência para o risco de ventania no Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre. O motivo é a formação de um ciclone extratropical próximo da costa gaúcha. As rajadas de vento podem ser fortes, alcançando 60 a 100 quilômetros por hora. Há risco de quedas de árvores e destelhamentos em residências.