Eduardo Leite critica atuação da União no combate ao coronavírus

O governador do Rio Grande do Sul foi o expositor de uma live promovida pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) nesta sexta-feira (24). No evento on-line, Eduardo Leite falou sobre o cenário atual nos estados e medidas em defesa à vida e à economia diante da Covid-19, além de criticar a atuação da União no combate ao coronavírus.

Leite aproveitou a ocasião para explicar a empresários como funcionará o modelo de distanciamento social controlado, que deve ser implantado a partir de maio. “Estamos diante de um vírus para o qual não temos imunidade. Não se trata de uma escolha entre a saúda e a vida, o ‘libera geral’ ou o ‘tranca tudo’. Estamos tomando decisões com base em evidências científicas e análise de dados, que nos auxiliam a chegar a um modelo sustentável por esse período em que o coronavírus estiver entre nós”, disse o governador.

“Nosso governo elaborou uma matriz de riscos que mapeou, ao todo, 44 pontos de atenção. Eles foram divididos em diferentes indicadores para conhecermos qual o impacto real que pode ser causado e como podemos nos antecipar a eles”, afirmou o governador, ao esclarecer como pretende reabrir a atividade comercial no Estado. Segundo Eduardo Leite, foi adotada uma estratégia mista, modulada e pactuada com a sociedade.

“Vamos adotar o conceito de distanciamento controlado, o que não significa flexibilização aleatória do isolamento social, tampouco retorno à normalidade”, explicou o governador. Eduardo Leite ainda disse que “Não existe oposição entre retomada da economia e segurança à vida humana”. A estratégia do Palácio Piratini é realizar a liberação controlada do isolamento com monitoramento intensivo, conforme o nível de transmissão de coronavírus em cada região.

Críticas ao Governo Federal
Eduardo Leite criticou o papel da União na crise. “Temos uma relação adequada com Ministério da Economia, que tem receio de passar um cheque em branco para os Estados. Mas faltou uma proposta do Governo Federal. Daí a Câmara tomar a frente. Porque algo precisa ser feito. O colapso significa um preço ainda mais alto para a população. Temos de colocar em operação o regime de socorro aos estados”, considerou.

O governador do Rio Grande do Sul ainda disse que a instabilidade em Brasília prejudica o controle do coronavírus no país. “Situação política interfere no combate à pandemia. É preciso ter fôlego para enfrentar algo fora do ‘script’. Estado é uma coisa. Governo é outra. Com ambiente político tumultuado, parte da energia tem de ser destinada à conciliação. É importante saber fazer política para ter ousadia técnica”, avaliou Leite.

O evento remoto e interativo ocorreu em virtude da pandemia do novo coronavírus, em medida alinhada às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O LIDE Live teve a medição do chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, do presidente do LIDE Rio Grande do Sul, Eduardo Fernandez, e do diretor-executivo do Grupo Doria, João Doria Neto.