RS terá distanciamento social controlado a partir de maio

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou, nesta terça-feira (21), um primeiro modelo do distanciamento social controlado. Segundo o governo, esse modelo deve ser adotado no Estado a partir de maio.

Em transmissão diária ao vivo, Leite explicou as diretrizes da novidade e ressaltou que o modelo não corresponde a uma flexibilização aleatória, a uma abertura desordenada ou a uma volta à normalidade. As mudanças foram anunciadas após o governo ouvir setores da economia.

“O vírus não está indo embora, não está passando. Está entre nós, circulará ao longo dos próximos períodos, e vamos conviver com isso. Para isso, precisamos do apoio da sociedade para evitarmos esse volume de contágio para além da nossa capacidade hospitalar. Tudo o que fizemos até agora foi priorizando a vida, e tudo o que faremos de agora em diante será priorizando a vida”, ressaltou Leite.

O governo do Estado ressaltou que o distanciamento social controlado vem sendo discutido há semanas pelo Executivo. “Na primeira fase de combate ao coronavírus, foi necessário adotar medidas restritivas uniformes, cuja intenção foi evitar que a doença se espalhasse e que houvesse um número muito alto de infectados. No entanto, cerca de 40 dias depois de o Rio Grande do Sul registrar o primeiro caso confirmado, o Estado já tem informações sobre o comportamento do vírus.”

Além disso, o governador afirmou que está munido de uma base de dados abrangente, que inclui resultados da pesquisa que vem sendo aplicada no Estado, sob comando da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). “E informações do novo sistema de controle de leitos, que monitora informações, em tempo real, de 300 hospitais gaúchos”, complementou Leite.

“Estamos fazendo um esforço para que tenhamos um modelo de distanciamento que seja mais sustentável. Uma vez que conviveremos com esse vírus por um longo período, precisamos dessa sustentabilidade que permita que consigamos proteger a vida e, de outro lado, mantermos a atividade econômica, gerando riqueza. Esse é o equilíbrio que buscamos, que só é possível porque, agora, temos mais dados e informações”, reforçou o governador.

Leite também agradeceu a colaboração de todos os gaúchos que, em maioria, adotaram as medidas necessárias de higienização e de distanciamento social. “O  Rio Grande do Sul tem sido exemplo no combate ao coronavírus, com índice de letalidade baixo, e essa é uma vitória coletiva, de todos nós.”

Para colocar em prática o distanciamento social controlado, o Palácio Piratini definirá protocolos a serem respeitados pelos municípios e pelos setores econômicos. As medidas incluem o que vem sendo adotado até agora – distanciamento entre as pessoas, hábitos de higiene, restrição de horários e revezamento de pessoal -, mas também novas obrigações terão de ser adotadas.