Garibaldi: Um tesouro histórico pouco explorado na Serra Gaúcha

Centro Histórico de Garibaldi (Foto: Sem Roteiro)

O Centro Histórico de Garibaldi é um lugar encantador e cheio de história. Lá se preserva a memória e a arquitetura de épocas passadas, transporta a gente para uma atmosfera nostálgica. Foi assim que nos sentimos ao virar uma esquina na Rua Buarque de Macedo.

Centro Histórico de Garibaldi (Foto: Sem Roteiro)

Ao explorar o Centro Histórico, encontramos belas construções que remontam ao final do Século XIX e início do XX com influência italiana, que é muito forte na região. As ruas são charmosas e repletas de casas e prédios antigos, muitos deles preservados e restaurados, exibindo a rica herança cultural da cidade.

Neles funcionam muito estabelecimentos comerciais, alguns, como a farmácia por exemplo, tem alguns itens de época expostos, como se fosse um “mini museu”. Outro detalhe que dá um charme especial ao local são os postes que têm os fios subterrâneos, o que nos remete ao tempo antigo onde se usavam fogo para iluminar as ruas.

Centro Histórico de Garibaldi (Foto: Sem Roteiro)

Uma das atrações mais destacadas é a Igreja Matriz São Pedro, uma imponente igreja de estilo gótico, construída em 1892. Seu interior é magnífico, com vitrais coloridos e uma atmosfera serena que convida à contemplação. À noite ela tem uma iluminação linda que deixa tudo com um ar mais especial.

Igreja São Pedro em Garibaldi (Foto: Sem Roteiro)

Outro ponto interessante do Centro Histórico é a Piccola Garibaldi, uma maquete enorme mostrando os diversos prédios históricos espalhados pela cidade. Tudo feito nos mínimos detalhes, que você pode até identificar qual prédio é vendo o mesmo em tamanho real.

Piccola Garibaldi (Foto: Sem Roteiro)
Piccola Garibaldi (Foto: Sem Roteiro)

Além disso, ao explorar as ruas, você encontrará cafés, restaurantes e lojas, que oferecem delícias gastronômicas típicas da região e produtos artesanais. Experimentar a culinária italiana local, como massas e vinhos produzidos na região, é uma experiência imperdível.

Nós provamos um hamburguer maravilhoso (Farra Pizza Burger) e aproveitamos para experimentar um café na cidade também. O escolhido foi o Café Luna Park, e lá descobrimos que desde o início foi um café, que na época era frequentado por mulheres, o que não era uma coisa tão comum, ou seja, podemos dizer que Garibaldi estava a frente de seu tempo, interessante, né?

Cefé em Garibaldi (Foto: Sem Roteiro)

O Centro Histórico de Garibaldi é um destino encantador para os amantes da história, da cultura e da arquitetura, assim como nós. É um lugar onde você pode mergulhar no passado, apreciar a beleza das construções antigas e vivenciar a herança italiana que moldou a cidade.

Nós nos surpreendemos muito com o local, pois quando se fala em Serra Gaúcha e mais especificamente na região da Uva e do Vinho, vem a cabeça Bento Gonçalves e suas vinícolas, mas o centro histórico de Garibaldi é uma joia preservada nessa região.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.


Compartilhe: