Desde novembro de 2021, quando a Embaixada dos Estados Unidos retomou o atendimento ao público brasileiro, o tempo de agendamento da entrevista consular para retirada do visto americano em Porto Alegre não para de crescer. Na última atualização do Departamento de Estado americano, a fila de espera atingiu recordes também outras cidades onde o viajante nacional pode tirar o documento.
Porto Alegre tem a terceira maior fila, com 473 dias de espera para atendimento (em janeiro deste ano a fila de espera era de 337 dias na capital gaúcha). São Paulo registra o maior tempo que hoje só tem data disponível para daqui a 610 dias, ou seja, 20 meses. São quase dois anos de espera.
O segundo lugar fica com Brasília, onde são necessários 493 dias de espera, o quarto lugar, depois de Porto Alegre, fica com o Rio de Janeiro onde a espera é de 463 dias e por último Recife com 449 dias de fila. Todas elas passando de um ano de espera. Na média, são 497 dias de aguardo no Brasil, o maior tempo já registrado. O País é o sétimo que mais sofre com essa demora, à frente de nações como Índia, Iraque, Chile, Peru e Argentina.
Na última quarta-feira (24), durante o IPW 2023, um dos principais eventos da indústria de turismo dos Estados Unidos, Chris Thompson, o CEO do Brand USA, órgão de promoção ligado ao governo americano, disse que os prazos atuais para emissão dos vistos são “inaceitáveis”. A expectativa do executivo é de que, até o final deste ano, o tempo máximo de espera reduza para 30 dias.
Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir as dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.