RS é estado com mais Geoparques Mundiais; saiba quais são

Geoparque Caçapava do Sul (Foto: Divulgação/UFSM)

Dois Geoparques Mundiais da Unesco no Rio Grande do Sul foram aprovados na manhã desta quarta-feira (24), durante a 216ª reunião do Conselho Executivo do órgão, em Paris. A nomeação dos destinos Quarta Colônia e Caçapava do Sul, acontece após um longo processo conduzido pela comunidade da região, envolvendo representantes das esferas público e privada, assim como da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Geoparque Quarta Colônia (Foto: Divulgação/Setur-RS)

Com a decisão, o RS se torna o estado brasileiro com maior número de Geoparques Mundiais. Até então, havia apenas três territórios no Brasil classificados dessa forma pela Unesco: Caminhos dos Cânions do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Seridó (Rio Grande do Norte) e Araripe (Ceará, Pernambuco e Piauí). No Rio Grande do Sul, ainda há outro Geoparque que busca o reconhecimento da Unesco: Raízes de Pedra, também localizado na região central do Estado.

No ano passado, uma equipe de avaliadores da Unesco esteve no Rio Grande do Sul para conhecer os atrativos turísticos, culturais e históricos dos locais, que justificam a confirmação do título de Geoparque Mundial. O órgão com atuação mundial reconhece a singularidade geológica das regiões e contribui na construção de uma estratégia de desenvolvimento local. O título funciona como incentivo à conservação do patrimônio natural e cultural, à educação para o meio ambiente, à geração de renda através de iniciativas privadas, ao empreendedorismo, bem como ao turismo sustentável.

A partir de agora, os novos Geoparques começam a operar de forma integrada com a Rede Mundial de Geoparques, trocando informações e recebendo capacitações para se aperfeiçoar tecnicamente para desenvolver o turismo local e continuar com o título concedido pela Unesco. Desde o ano passado, a Secretaria de Turismo coordena o Comitê Estadual de Geoparques, grupo que busca transformar o tema em uma política.


Compartilhe: