Prazo para tirar visto americano em Porto Alegre chega a quase 1 ano

Visto Americano (Banco de Imagens/Canva)

Quem deseja viajar para os Estados Unidos e ainda não tem o visto americano de turismo vai precisar de paciência para obter o documento. O tempo de espera para agendar uma entrevista no Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre é de 337 (ou 11 meses), segundo a última atualização no sistema do Departamento de Estado americano.

Em razão da pandemia de Covid-19, os postos diplomáticos dos Estados Unidos em todo o mundo ficaram fechados ou com funcionamento limitado durante 2020 e 2021. Isso fez com que milhões de pedidos de vistos se acumulassem, aguardando para serem analisados. No Brasil, o atendimento ao público geral foi normalizado apenas em novembro de 2021.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez contratações no último ano e já anunciou mais contratações de oficiais consulares para 2023, justamente com o intuito de reduzir o tempo de espera do agendamento.

O tempo de espera para conseguir a entrevista presencial no consulado ou na Embaixada – etapa obrigatória para quase todos os casos de quem tira o visto pela primeira vez – também está elevado nos outros postos diplomáticos dos Estados Unidos no Brasil.

Dados do Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos Estados Unidos mostram que, de janeiro a novembro de 2022, o Brasil foi o sétimo país que mais enviou viajantes ao país americano, com 1.074 milhão de pessoas cruzando as fronteiras para atividades turísticas.

Ao todo, mais de 6,2 milhões de brasileiros têm o visto americano de turismo, sendo que 682 mil foram emitidos nos onze primeiros meses do ano passado.

Quer ficar por dentro das notícias de turismo e ainda conferir as dicas de viagens e passeios, acompanhe a gente no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.


Compartilhe: