5 regiões turísticas pouco exploradas no RS

Regiões Turísticas pouco exploradas no RS, na foto, Piratini/RS (Foto: Sem Roteiro)
Regiões Turísticas pouco exploradas no RS, na foto, Piratini/RS (Foto: Sem Roteiro)

Fugir do tradicional e buscar o inusitado pode ser o ingrediente perfeito para quem busca lazer e descanso. E não faltam opções no Rio Grande do Sul. Hoje a gente te mostra cinco regiões turísticas e roteiros que podem ser uma boa pedida para sair do óbvio e conhecer melhor o turismo gaúcho.

1. Pampa Gaúcho

A lida no campo dá a tônica das atrações da região que, entre outros municípios, reúne três capitais Farroupilha consideradas patrimônio histórico do Rio Grande do Sul: Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete, palcos de muitas memórias e revoluções.

Atrações e roteiros sugeridos: pôr do sol e o luar do pampa, gastronomia, vinhos e azeites, além de muitos museus que estão repletos de história do estado do Rio Grande do Sul.

Piratini/RS (Foto: Sem Roteiro)
Piratini/RS (Foto: Sem Roteiro)

2. Rota das Terras Encantadas

Influência indígena, açoriana, africana e europeia dividem espaço em uma localidade marcada pela agricultura como matriz econômica. Cidades como Selbach, Não-Me-Toque, Boa Vista do Cadeado e Lagoa dos Três Cantos escondem por trás de sua inusitada nomenclatura, oportunidades para quem quer descobrir novas alternativas.

Atrações e roteiros sugeridos: piquenique nas pitaias e viaje de carro.

3. Missões

Ruínas a serem vislumbradas a céu aberto, acervos em museu e um conjunto arquitetônico que não cansam de chamar a atenção podem ser explorados em municípios como Giruá, Bossoroca, Porto Xavier, São Nicolau, Santo Ângelo entre outros.

Atrações e roteiros sugeridos: Café de Cambona e Missões – uma experiência de fé, espiritualidade e cultura.

Santo Ângelo/RS (Foto: Sem Roteiro)
Santo Ângelo/RS (Foto: Sem Roteiro)

4. Termas e Lagos

O Norte do Rio Grande do Sul, terra de municípios menos badalados que Erechim, como Marcelino Ramos, Quatro Irmãos, Três Arroios, Áurea e Centenário, escondem recursos hídricos que oferecem experiências de bem-estar e saúde especiais.

Atrações e roteiros sugeridos: Cascata dos Jacobis e roteiro Getúlio Vargas.

5. Vale do Paranhana

Municípios como Igrejinha, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante e Três Coroas reservam experiências ao ar livre que apostam desde calmaria, bem-estar e autoconhecimento até o turismo de aventura em meio a rica paisagem da Mata Atlântica.

Três Coroas/RS (Foto: Sem Roteiro)
Três Coroas/RS (Foto: Sem Roteiro)

Agora conta pra gente lá nas redes sociais (Facebook e Instagram), qual desses lugares vai ser o teu próximo destino?


Compartilhe: