5 cidades mais antigas do Rio Grande do Sul

O que marca principalmente são as construções e as rua pelas cidades antigas do Rio Grande do Sul. E por isso escolhemos um tema sem deixar o turismo de lado.

Porto Alegre/RS (Foto: Sem Roteiro)
Porto Alegre/RS (Foto: Sem Roteiro)

Hoje escolhemos um tema sem deixar o turismo de lado. Para quem gosta de viajar pelo Rio Grande do Sul percebe só ao andar o quão antiga uma cidade é. E você sabe quais são as cinco cidades mais antigas do do Estado?

O que marca principalmente são as construções e as ruas antigas pelas cidades. Mas ao andar por aí, principalmente pelo Brasil, a gente (Vitor e Rô) sente a falta de preservação da nossa história, principalmente em prédios e casas antigas.

Mas vamos ao que interessa, as cinco cidades mais antigas do Rio Grande do Sul, que são: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santo Antônio da Patrulha e Cachoeira do Sul. Alguma surpresa nesta lista? A gente foi surpreendido com Santo Antônio da Patrulha! Ah, importante ressaltar que essa ordem é a de fundação oficial (quando por lei virou município), e não de povoação.

Bom… vamos falar um pouquinho de cada uma!

Porto Alegre

Porto Alegre tem seus encantos, mas tem gente que leva um choque quando entra na cidade pela primeira vez. Muitos já relataram para nós que acharam ela feia no começo (hahaha). Mas depois tiveram outra visão da cidade.

Porto Alegre/RS (Foto: Sem Roteiro)
Porto Alegre/RS (Foto: Sem Roteiro)

 

A cidade tem um centro histórico que merece atenção, principalmente pela arquitetura dos prédios antigos, muitos deles são bastante preservados. E o que não falta em Porto Alegre são lugares para passear e locais para tirar lindas foto (não precisa ficar aglomerado no Gasômetro,?).

Porto Alegre/RS (Foto: Sem Roteiro)
Porto Alegre/RS (Foto: Sem Roteiro)

O nosso “cantinho” preferido fica na Rua dos Andradas (Rua da Praia para quem é da Capital, hahaha), por ali encontramos a Igreja Nossa Senhora das Dores e a Casa de Cultura Mario Quintana, além de ótimos cafés (que a gente ama). Porto Alegre é cheia de lugares históricos!

Rio Grande

A cidade de Rio Grande merece atenção! Ela é uma cidade rica em história. Conhecer a igreja mais antiga do Rio Grande do Sul foi que nos levou a Rio Grande.

Rio Grande/RS (Foto: Sem Roteiro)
Rio Grande/RS (Foto: Sem Roteiro)

Mas não quer dizer que temos que deixar os outros pontos turísticos de lado, pelo contrário, tem que andar por tudo. Ficamos sabendo também que a casa onde fica o hostel que nos hospedamos era a casa dos operários de uma fábrica têxtil que foi muito importante na cidade no final do século XIX e século XX.

O prédio da fábrica que fica bem próximo e é lindo. A arquitetura dele nos lembrou os prédios da França (como o da prefeitura de Paris). Em uma visita no museu da cidade pudemos conhecer mais sobre a história da fábrica Rheingantz que foi marco do início da industrialização do Rio Grande do Sul.

Além disso, outro ponto importante é a Praia do Cassino, que é considerada a maior praia em extensão do mundo. Lá encontramos os molhes da barra, é um belo passeio a ser feito.

Rio Grande/RS (Foto: Sem Roteiro)
Rio Grande/RS (Foto: Sem Roteiro)

Rio Pardo

Rio Pardo é uma cidade para resgatar o passado. O que encanta em Rio Pardo são os casarões, do tempo que o Brasil ainda não era república. Falando nisso… tem a Rua da Ladeira, ela foi uma das primeiras ruas pavimentadas no Rio Grande do Sul. O local está bem preservado, a gente se sente no passado (fica imaginando como era na época).

Rio Pardo/RS (Foto: Sem Roteiro)
Rio Pardo/RS (Foto: Sem Roteiro)

Para quem gosta de caminhar e “turistar”, Rio Pardo é uma cidade excelente para isso! Igrejas não faltam, cada uma com uma história diferente. Tem histórias de noiva que morreu na porta da igreja por amor, fazendeiro que foi enterrado na entrada da igreja para que fosse pisoteado para redimir seus pecados em vida. Histórias realmente não faltam.

Rio Pardo/RS (Foto: Sem Roteiro)
Rio Pardo/RS (Foto: Sem Roteiro)

Santo Antônio da Patrulha

Nós temos de explorar mais a cidade de Santo Antônio da Patrulha! Temos certeza que não é só a praça de pedágio o seu ponto turístico (hahhaha).

Uma pesquisa para saber o que tem por lá já nos deixou bem interessados, já que a cidade conta com casarios antigos e um Caminho Gaúcho de Santiago, que foi escolhido no local por se assemelhar com o final do caminho que tem na Espanha.

Cachoeira do Sul

O que nos encantou muito foram as casas antigas, e a quantidade delas em perfeito estado de conservação. Esperávamos encontrar uma cidade mais “velha”, no sentido de talvez não ser tão bem cuidada.

Cachoeira do Sul/RS (Foto: Sem Roteiro)
Cachoeira do Sul/RS (Foto: Sem Roteiro)

As casas são encantadoras em seus detalhes e particularidades. Também tem as mal cuidadas, claro, mas nos encantamos com algumas que ficam próximas a igreja evangélica que tem na cidade.

Cachoeira do Sul/RS (Foto: Sem Roteiro)
Cachoeira do Sul/RS (Foto: Sem Roteiro)

Em resumo, Cachoeira do Sul é uma cidade que nos surpreendeu positivamente!

Dessa lista, como vocês perceberam, só não conhecemos Santo Antônio da Patrulha (mas já está na lista). Até porque, além de gostar bastante de viajar, a gente curte história. Acreditamos, nós do blog Sem Roteiro, que passear por lugares históricos faz aumentar a nossa “bagagem cultural”.

Agora que você já conhece a lista das cinco cidades mais antigas do Rio Grande do Sul, vai lá no Facebook ou no Instagram que tem uma foto falando sobre o assunto, e conta pra gente quais dessas tu já visitou.


Compartilhe: