Staycation: uma modalidade de turismo explorada na pandemia

Parque da Gruta | Santa Cruz do Sul/RS (Foto: Sem Roteiro)
Parque da Gruta | Santa Cruz do Sul/RS (Foto: Sem Roteiro)

Você já ouviu falar em Staycation? Agora a gente vai te contar que você provavelmente já praticou essa modalidade de turismo durante a pandemia e não sabia.

O que é?

Para começar, o que é Staycation? É uma modalidade de turismo que procura explorar o que tem por perto da sua casa (a gente se identifica). São passeios curtos para aproveitar os arredores. Pode ser na sua própria cidade, na cidade vizinha ou ainda um bate-volta.

Esse conceito começou a ser praticado (com este nome) no início da crise mundial de 2008 e agora com a pandemia, com fronteiras fechadas sem poder ir muito longe, ganhou força. Além disso, as pessoas estavam ansiosas para sair e até mesmo pegar um sol, depois de tanto tempo trancadas em casa.

Como praticar?

Na sua própria cidade vale conhecer lugares não tão explorados ou até mesmo os pontos turísticos que às vezes, por morar perto a gente acaba nem visitando. É uma chance de conhecer melhor a própria cidade e assim poder mostrar para outras pessoas quando alguém fazer aquela pergunta: o que tem de bom aí na tua cidade?

Vale também ver a cidade por outra perspectiva. Pegar uma estadia em um hotel para ter uma experiência diferente. Pode ser alguma pousada no interior para relaxar ou se você mora em um lugar tranquilo, pegar uma estadia em um local mais agitado.

Ir para as cidades vizinhas, mesmo que pequenas, também é uma possibilidade. Como a gente mesmo gosta de dizer, todo lugar tem algo para ver, seja do outro lado do mundo ou do lado de casa.

Nós já praticamos há muito tempo, mas confessamos que não sabíamos que tinha um nome para isso. Até porque nem sempre se tem dinheiro para viajar para o outro lado do mundo. Aproveitar as belezas e experiências do que está por perto vale muito a pena.

E tu, já pratica Staycation?

Quer ver mais conteúdo sobre viagens, segue a gente nas redes sociais, Instagram e Facebook.


Compartilhe: