Caxias do Sul: o lado turístico da 2ª maior cidade do RS

Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Para quem não sabe, a Cidade de Caxias do Sul é a segunda maior do Rio Grande do Sul. Depois de contar sobre o interior da cidade (veja aqui se você não leu), vamos dividir com vocês o lado turístico da cidade.

No primeiro dia, o que chamou muito a nossa atenção foi a forte cerração. A gente nunca tinha visto o centro de uma cidade tomada pela cerração como aconteceu em Caxias do Sul (não dava para enxergar quase nada hahaha). Foi uma coisa que nos encantou!

Depois que tudo limpou, veio uma imagem surpreendente de Caxias do Sul. É uma cidade que tem bastante trânsito, mas é cheia de lugares para passear. Bah, tem vários lugares bonitos para fazer um passeio e tirar lindas fotos.

Parque da Uva

O Parque da Uva é uma local que merece bastante atenção. O bom é que o lugar é bastante seguro e não precisa pagar estacionamento quando não tem eventos. Ele sempre fica aberto ao público. Nesse local, que ainda vamos fazer um texto especial sobre o Parque da Uva, encontramos réplicas de casa antigas, que ressaltam a cultura da cidade.

Ah, o que  também chamou a nossa atenção é que tem um restaurante tradicionalista, com o preço justo (ainda mais que dá para comer churrasco à vontade, kkkk).

Parque da Festa da Uva | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Parque Getúlio Vargas (Ou Macaquinhos)

Outro lugar muito bonito e bem grande é o Parque Getúlio Vargas. Quem é de lá chama de Parque dos Macaquinhos. É um local bastante urbanizado e bem limpo, com caminhos que ajudam na paisagem.

Dá para gastar bastante energia nesse local! Aliás, têm várias quadras de esportes, até para jogar vôlei de praia.  Para tirar boas fotos a dica é a escadaria, que é bastante disputadas pelos “fotógrafos”.

O parque é público, fica localizado perto do centro de Caxias do Sul.

Parque dos Macaquinhos | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e Praça Dante Alighieri

Depois de caminhar algum tempo pela cidade, quando já estava anoitecendo visitamos a Catedral da cidade, estava acontecendo a missa de domingo então conseguimos entrar para conhecer um pouco do interior da igreja. Uma das coisas que mais nos chamou atenção foram os ladrilhos do chão, muito bonitos (não fotografamos porque estava acontecendo a missa, mas se você visitar preste atenção, vai concordar com a gente, rsrs).

Catedral Santa Teresa D'Ávila | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro
Catedral Santa Teresa D’Ávila | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Depois passamos rapidamente pela praça, como era noite ela estava com a iluminação dando um toque especial, mas já estávamos cansados e acabamos não passeando muito por ali. Talvez durante o dia a visita teria sido mais proveitosa (mas a gente nunca tem tempo pra tudo, né ?).

Praça Dante Alighieri | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Parque Cinquentenário

Mais um lugar bem urbanizado, que fica próximo do centro. Além de ser um ponto turístico, o Parque Cinquentenário é bastante utilizado por pessoas que gostam de realizar caminhadas. É um bom local para tirar fotos, tomar chimarrão e para as crianças correrem. Esse parque também é público, não precisa pagar ingresso.

Parque Cinquentenário | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Casa de Pedra

A Casa de Pedra é uma charme, ela fica próxima do Parque da Uva. Dá para ver que ela é bem antiga, mas tá bem cuidada. Só tem que cuidar o horário de visita.

Mas se você for um dia e a encontrar fechada, não tem problema. Assim mesmo dá para aproveitar bastante o cenário. Ao redor dela, tem um parreiral que dá para atravessar tranquilamente. Nós aproveitamos para tirar bastante fotos do lado externo.

Casa de Pedra | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Igreja Santa Catarina

Bem perto, na rua de trás da Casa de Pedra, tem a Igreja Santa Catarina. A gente conheceu ela só por fora, mas já valeu. Vimos algumas fotos na internet de como é o interior dela, com o altar em madeira, foi uma pena não conseguirmos entrar. Mas como vocês já sabem, a gente ama igrejas e já se contenta em ver por fora se não tem como entrar.

Igreja Santa Catarina | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Praça do Trem

Esse lugar ficou sensacional. Foi um lugar onde os trens passavam antigamente e foi transformado em um espaço público. A sensação é que tu está nos Estados Unidos. O lugar fica próximo do Shopping Bourbon.

Durante a semana, próximo da estação, ocorrem feiras. A gente caminhou bastante pelo lugar, que é bem espaçoso (teve gente aqui que até brincou nos trilhos, hahaha).

Trilhos do Trem | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro
Antiga Estação Ferroviária | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Igreja São Pelegrino

Essa igreja nos surpreendeu em várias formas. Primeiro porque a arquitetura é linda, fica no alto com uma longa escadaria. Quando entramos, ficamos boquiabertos com as pinturas no teto. Um trabalho incrível, tiramos fotos como você podem ver, mas não tem como explicar como é bonito. Além disso tem várias esculturas pela igreja e no lado de fora também.

Igreja São Pelegrino | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Saímos de lá e, na volta para buscar o carro, vimos ela iluminada à noite, fica mais linda ainda. Além disso vimos coisas que tinham passado “batido” antes, como o relógio de flores e a “Via Lucis” que para quem conhece a história, é um sequência da Via Crucis, que é a história da crucificação de Jesus. Já a Via Lucis conta a história após a ressurreição.

Via Lucis na Paróquia São Pelegrino | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Paróquia Imaculada Conceição – Igreja Capuchinhos

Essa igreja é enorme, linda por fora, a parte lateral é feita de tijolinhos laranja, é algo bem diferente que geralmente não vemos por aí. O interior assim como o exterior, é enorme, porém bem simples, sem muitas pinturas. Porém pela tem muitas colunas e um teto que nos lembrou o interior da Catedral de Santa Cruz do Sul.

Igreja Capuchinhos | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

Jardim Botânico

Nossa última parada antes de ir para casa foi no Jardim Botânico de Caxias do Sul, na segunda-feira de manhã. O lugar é muito bonito e vai se revelando aos poucos. Você vai caminhando pela trilha tem um lago ao lado esquerdo, mais a frente no lado direto tem a estufa, passa um pequeno bosque e encontra um jardim. Esse jardim é muito lindo, nos lembrou a disposição de algumas partes dos jardins do Palácio de Versalhes, na França.

Jardim Botânico | Caxias do Sul/RS | Foto: Sem Roteiro

O único problema na nossa visita foi irmos em um dia de pouco movimento. Não vimos ninguém cuidando do lugar quando entramos. Como éramos somente nós dois, tínhamos sempre a impressão de que tinha alguém junto, rsrs. Na volta para o carro vimos junto às casas, perto da estufa, um carro da guarda municipal, mas pessoas mesmo não vimos. E como um pouco mais pra dentro do jardim vimos algumas lixeiras pichadas, achamos melhor voltar.

Essa foi a nossa passagem pela cidade de Caxias do Sul, tem muita coisa que a gente não conseguiu ver. Muitas outras igrejas (que a gente adora visitar ?), além de outros caminhos pelo interior. Com certeza vale outra visita.