Como escolher o destino de acordo com a estação: viajar no verão ou no inverno?

Palácio Legislativo, Montevideo, UY (Foto: Sem Roteiro)

Que isso é uma questão muito particular de cada viajante a gente já sabe. Vamos mostrar para vocês o que a gente leva em consideração na hora de escolher o destino de acordo com a estação do ano.

Tipo de atração

Nesse caso é bem simples. Se você vai viajar para a praia curtir o sol e um banho de mar, obviamente vai ir no verão. Agora, se tu quer relaxar, ouvir só o barulinho do mar o verão não vai ser uma boa escolha (claro que depende da praia, né). Mas no inverno as praias estarão mais vazias e até as locações serão mais baratas, e sendo no RS ou SC você pode até avistar baleias e pinguins. Então, depende do que você pretende fazer no destino.

Atividades do lugar

Aqui se encaixa o seguinte. Alguns destinos ou lugares que você queira visitar podem estar fechados em certas estações. Como por exemplo, você quer andar de na pista de gelo do Rockfeller Center, em Nova York, (tipo no filme “Esqueceram de Mim” rsrs), então vai precisar visitar a cidade no inverno, porque (obviamente) a pista não fica aberta no verão. Agora se quiser aproveitar uma festinha em um rooftop (bares/festas no topo dos prédios), o clima será muito mais agradável no verão e a vai poder também aproveitar melhor a vista.

Tipo de viagem

Se você é como a gente que adora caminhar, o verão geralmente não será uma boa opção, por que você vai torrar no sol, fazer bolhas nos pés, além de ficar muito mais cansado (como aconteceu na nossa última viagem ao Uruguai). O ideal é um período com um clima mais agradável. A gente já fez viagens assim no verão e no inverno. Nossa preferência sempre vai ser o clima mais frio, nesse caso.

Fuso horário

Tem lugares em que o fuso horário pode atrapalhar a tua viagem, dependendo da estação. Por exemplo, na Europa no inverno anoitece muito cedo (em Londres, quando fomos, às 15:30 já era noite). Isso pode prejudicar os teus passeios e pode deixar muita coisa passando batido. Já o nosso Nordeste, Bahia por exemplo, se você for para lá no inverno, o Sol vai estar “rachando” as 5h da manhã e às 17h a maré já não vai deixar você aproveitar a orla da praia.

Essas são algumas das coisas que aprendemos ao longo das nossas viagens e que agora levamos em consideração na hora de escolher um destino. E você, planeja dessa forma as tuas viagens?

Notícias relacionadas