10 dicas de como economizar na tua próxima viagem

Foto: Sem Roteiro

Economizar é com a gente mesmo. Até porque se não for assim não tem bolso que aguente tanta viagem. Aqui a a gente reuniu dez dicas que mais usamos para economizar e vamos compartilhar com vocês.

1. Pesquise a acomodação com antecedência

Essa é a nossa dica número um e é também a primeira que a gente coloca em prática. Pesquisamos muito antes de fechar a acomodação. Normalmente buscamos pelo Airbnb ou Booking (já falamos deles aqui). Usamos bastante os filtros que têm nas ferramentas para nos ajudar a encontrar um lugar que esteja dentro das nossas necessidades.

2. Economize na passagem

Essa a gente aprendeu a não tanto tempo. Acumulamos milhas para depois trocar por passagens aéreas. Muita coisa que você compra pela internet tu pode acumular milhas (já falamos disso também, clique aqui). Sobre os aplicativos de viagem de ônibus, a gente conhece a Buser, ClickBus e Outlet de Passagens. Esses dois últimos são de ônibus que saem da rodoviária mesmo, então não tem erro.

A Buser é uma espécie de Uber de ônibus, e não é todo lugar que tem (mas conhecemos pessoas que usaram e foi tudo perfeito). Os preços são muito menores do que os padrões de rodoviária.

3. Não faça refeições em lugares “badalados”

Sempre tem uma rua paralela ou um bairro ao lado que tem lugares muito mais em conta pra comer. Dá pra economizar muito fazendo isso. Outra dica é não esperar a fome bater pra procurar onde se alimentar, a fome deixa a gente cego e tu acaba ou pagando caro ou comendo mal (já aconteceu muito com a gente, hahaha).

4. Tenha um planejamento

Aqui vai desde hotel, passagem e passeios pagos. Quase tudo o que você planejar e comprar com antecedência vai sair mais barato. A dica é: sempre tenha certeza, ou de que você realmente vai ou de que vai ser possível ser reembolsado caso dê um “brete” e você não possa ir viajar, hahaha.

5. Defina um orçamento máximo

A gente costuma definir um orçamento total para a viagem e também um orçamento máximo diário. A alegria é quando sobra valor no final da viagem (rsrsrs). Já usamos a sobra do orçamento de uma viagem para pagar o transporte da próxima.

6. Invista na baixa temporada

Essa dica é do tipo, não vai pro Rio de Janeiro no Carnaval, óbvio que tudo vai ser mais caro (lei da oferta e da demanda, sabe? rsrs). Desde a passagem até as acomodações. Claro, a não ser que seja a tua vontade conhecer o Carnaval do RJ, daí tudo bem, mas tenha consciência de que vai sair mais caro.

7. Compre lanches no mercado

Fazemos muito disso. A primeira coisa em uma viagem é descobrir se tem um mercado por perto. Daí compramos água e lanches. E assim a gente leva junto pelos passeios e não precisa ficar pagando caro pra comer ou tomar água em algum bar dos pontos turísticos.

8. Utilize o transporte público

Vocês já viram que o primeiro de qualquer viagem a gente procura se ambientar. Assim é com o transporte, para que não fiquemos limitados ou tenhamos que pagar caro em Táxi ou Uber (esse a gente até usa em algumas ocasiões).

Mas a gente já “estuda” o transporte público antes. Se for possível, tipo com metrô, já pesquisamos antes da viagem quais são nossos principais pontos de parada. Isso ajuda a economizar muito e assim também fazemos passeios mais longes.

9. Faça passeios gratuitos

Dificilmente vocês vão ver a gente pagando para entrar em algum lugar. Costumamos pesquisar no mapa os principais locais públicos que podemos visitar, e como a gente ama ver a arquitetura do lugar, não fica difícil fazer passeios gratuitos.

10. Fuja dos presentinhos

A gente sabe que é difícil não cair na tentação e muita gente fica pedindo presentinho (rsrsrs). Mas gente, não dá pra agradar todo mundo. Dependendo do lugar a gente até compra algum presente (mas pra família ou amigos muito próximos) e ainda assim são coisas simples e baratinhas, como um chaveiro ou imã de geladeira (que também são as lembranças que trazemos pra gente).

E aí, curtiu as dicas? Bora colocar em prática na próxima viagem!


Compartilhe: