Airbnb ou Booking? Saiba qual o melhor para sua viagem

Este é um dilema que muitas vezes a gente ainda se depara. Agora vamos te mostrar um pouco sobre o funcionamento do Airbnb e do Booking. E por fim em que situações a gente decide por um ou por outro.

Booking

A primeira questão é como funciona. Explicando basicamente, é um site a nível mundial que oferece acomodações para hospedagem. É possível encontrar desde um hotel de luxo até uma casa simples oferecida por algum anfitrião.

Mas uma questão que ainda vemos por aí é se o Booking é confiável. Claro, tem muita gente que ainda não conhece, e se deparando com um site que proporciona hospedagens com um valor, por vezes, menor do que o cobrado diretamente na acomodação, talvez desconfie. O que temos para dizer sobre isso? O site com certeza é confiável. Já utilizamos inúmeras vezes e não tivemos problemas.

Agora você pode se perguntar sobre como cancelar a reserva. E a gente já precisou fazer isso. Por dois motivos diferentes, um; cancelamento da viagem e dois; achamos uma acomodação melhor ou mais barata. O melhor de tudo é que você não precisa ficar dando explicações sobre o porquê está cancelando. Mas uma dica ótima é: pesquise acomodações com cancelamento grátis. Afinal a gente nunca sabe se vai surgir um percalço no caminho.

Outra questão muito importante é como funciona o pagamento. Muitas das locações não pedem que você faça o pagamento antecipado, e você paga somente no local, o que ajuda pois se você não usa cartão de crédito, pode pagar em dinheiro. Mas caso queira pode pagar diretamente pelo site com cartão de crédito também.

Agora temos uma vantagem no Booking sobre o Airbnb. No Bokking você pode acumular milhas pela sua reserva, ou até mesmo usar as suas milhas para locar uma acomodação. Você pode acumular através de programas parceiros como Tudo Azul ou Livelo. A pontuação normal é 4 pontos por dólar, mas em promoções você pode acumular mais.

Airbnb

Acredito que a dúvida que a gente mais escuta por aí: é confiável? E novamente, nunca tivemos problema. Pois da mesma forma que o Booking, o Airbnb é um “site” que oferece acomodações a nível mundial. Porém você não costuma encontrar hotéis, geralmente são casas, pousadas ou hosteis.

Nele você sempre tem um anfitrião, que é o dono da casa. Você também pode colocar a sua casa a disposição e se tornar um anfitrião. Sempre que vamos ver uma acomodação, verificamos a nota e os comentários. Mas no Airbnb, gostamos de ficar hospedados em locações que tenham um “Superhost”, o que significa que o anfitrião é muito bem avaliado.

Sobre qual a forma de pagamento. No Airbnb o pagamento é sempre pelo site através de cartão de crédito, pois nem sempre você vê o anfitrião. Muitas vezes o checkin é inteligente, através de senha, e nestes casos você não tem contato com ninguém na acomodação.

Muita gente se pergunta porque é tão barato (às vezes). A resposta é simples, como são pessoas (gente como a gente) que oferecem suas casas, o valor varia mais do que no Booking.

E agora: Airbnb ou Booking?

Tem casos e casos. A gente costuma ver o melhor preço em cada lugar que pesquisamos. Mas acabamos, na maioria das vezes, optando dessa forma. Casas no Airbnb e Hotéis ou Pousadas no Booking.

No Airbnb costumamos ter mais interação com os anfitriões (talvez por escolhermos as casas). Então a dica, se você gosta é comunicativo e gosta de conversar e trocar ideias com as pessoas, geralmente os anfitriões do Airbnb são bem receptivos. É a nossa percepção.

Uma dica valiosa que se aplica aos dois. Sempre, SEMPRE, olhe os comentários. Já passamos por algumas situações, no início, em que as fotos “mentem” (uma foto de GoPro aumenta o ambiente de um jeito que vocês não imaginam, tivemos esse “problema” em Portugal, kkkkkk).

A melhor dica, teste os dois, veja o que você se adapta melhor. É a melhor forma de fazer uma viagem tranquila.

Curtiu as dicas? Conta pra gente nas redes sociais.