Vem conhecer Santo Antônio de Lisboa (que não é em Lisboa)

Nossa última trip antes da quarentena foi para Florianópolis, a Ilha da Magia. É um paraíso no Sul…
Santo Antônio de Lisboa (Foto: Sem Roteiro)

Nossa última trip antes da quarentena foi para Florianópolis, a Ilha da Magia. É um paraíso no Sul do Brasil. Mas hoje não vamos falar sobre tudo o que vimos lá, resolvemos separar um lugarzinho que nos encantou na ilha: Santo Antônio de Lisboa.

Bairro Histórico

É considerado um bairro histórico e turístico de colonização açoriana. Geograficamente ele fica exatamente no meio da costa norte, na parte mansa da ilha de Florianópolis, entre o centro e praias conhecidas como Daniela e Jurerê. Tá, mas o que a gente viu de tão legal lá? ok, a gente se empolga facinho com os lugares, kkkk. Mas esse lugar nos encantou mesmo, tanto que voltamos lá pra curtir mais um pouco do clima tranquilo e das suas belezas.

Primeira coisa que que nos encantou, quando chegamos é que foi como se estivéssemos entrando em uma vila do passado, mas não se enganem, pois não quer dizer que está parada no tempo. Lá é cheio de restaurantes, cafés e casas de artesanato.

A orla

Na orla, tem um deck para os restaurantes que o pessoal senta ali pra saborear as comidas e ver o mar. A gente não descobriu de qual restaurante era, mas tinha um cheirinho tão delicioso que invadia todos os lugares que passávamos (até porque o centro do da vila não é muito grande).

O que chama atenção e é o cartão postal do lugar são os barquinhos de pescadores no mar, em frente a orla. É lindo de ver. No segundo dia que fomos até lá pegamos o início do entardecer, ficamos imaginando como seria lindo o pôr do sol lá.

Por ali caminhamos um pouco e ficamos observando a calmaria do lugar.

Igreja

A Igreja Nossa Senhora das Necessidades, edificada entre 1750 e 1756, é um dos destaques. A gente ficou na dúvida se ela tem o piso original ou não, porque parece bem preservado e antigo ao mesmo tempo. Esse foi o primeiro local que visitamos (sempre começamos pelas igrejas hahahaha).

O interior dela lembra a igreja de Santo Amaro do Sul, em General Câmara-RS.

Casinhas

As casinhas são um charme, além de bonitas, estão bem preservadas. Elas ajudam no cenário encantador que tem em Santo Antônio de Lisboa. Era difícil de caminhar pelas ruas e não parar para ver e analisar as casinhas (a gente sempre comparava com Lisboa hahaha).

Um café

Para fechar nossa última visita procuramos por vários cafés, e também pesquisamos no Google (aprendemos a ver os comentários e a nota do lugar antes de entrar). Procurávamos pelo Pastel de Belém (já que estávamos em uma vila portuguesa, ora pois, rsrsrsr).

Estava delicioso e o café deu uma animada pra seguir a viagem que é atravessar a ilha.

Esse lugarzinho em Santa Catarina nos encantou, valeu bastante em ter conhecido. A gente gosta de viajar e comparar o lugar que estamos visitando com os outros (e esse levou a gente novamente para Portugal, até o cheiro é o mesmo). E sem dúvidas a gente vai voltar nos próximos verões.

📰 Receba as notícias do Agora no seu WhatsApp e Telegram
Total
7
Shares
Notícias relacionadas