+Cultura

Ilustrador gaúcho comemora 20 anos de Miara A Gata com linha de cadernos e livro

Gatinha charmosa e sarcástica ganhou vida pelas mãos do ilustrador e publicitário Douglas Pires e segue cheia de novidades e planos

Como ficará o livro financiado via Cartase. Crédito: Divulgação

O artista gaúcho Douglas Pires está celebrando os 20 anos de sua mais amada personagem, Miara A Gata. A comemoração deste marco tem uma linha de cadernos personalizados em parceria com a Credeal e a expectativa para um livro com mais de 200 páginas, que reunirá todas as tiras publicadas em jornais ao longo dos anos, além de conteúdo inédito.

Pires é ilustrador e publicitário de Novo Hamburgo, na região metropolitana. Para angariar fundos para o lançamento do livro, o artista decidiu criar uma campanha colaborativa na plataforma de financiamento coletivo Catarse.

“A Miara faz parte da minha vida há muito tempo, me acompanhou em diversos momentos, felizes e tristes. Por isso, a publicação desse livro é a realização de um sonho. Contar a história da Miara também é contar a minha história”, rememora Douglas. A meta estipulada é de R$ 50 mil, com recompensas variadas de acordo com a faixa de contribuição.

Impaciente, cheia de devaneios e espiritualmente entediada, Miara nasceu em um divã, em abril de 2003, quando seu criador passava por um momento de transformação pessoal. A personagem tem um caso sério com o chocolate e com um mundo romântico, que nem ela sabe se existe. Sua fobia a ratos é um caso a ser estudado. Seu visual inspirado na moda punk da estilista Vivienne Westwood.

Cheia de dúvidas sobre suas questões sentimentais, a gatinha entra em frequentes colapsos sobre seu amor platônico pelo questionável Cachorro Caus. Sua amiga Pirana deixa tudo mais confuso e inquieto ao discordar, confundir e irritar a mente da felina.

A personagem atravessou os últimos 20 anos acompanhando as mudanças do mundo e se adaptando às tecnologias. Nascida no impresso, hoje Miara tem uma página no Instagram com mais de 42 mil seguidores e atualizações diárias.

Linha de cadernos

Além do financiamento para o livro, em uma parceria com a Credeal que tem quase o mesmo tempo de vida de Miara, Douglas lançou, neste mês, uma nova linha com cinco cadernos personalizados, com adesivos, pôster e folhas cor de rosa, para celebrar o aniversário da gatinha. Para o segundo semestre deste ano, mais oito capas serão lançadas em São Paulo com exclusividade pela Credeal.

Em 2004, foi fechado o primeiro contrato de um ano com a Credeal. A produção dos materiais escolares teve início em 2005 e o contrato foi renovado até 2007. Entre os produtos estavam mochilas, estojos, blocos, fichário, cadernos, chaveiros, kits especiais, e diários, todos lançados com exclusividade.