LABIRINTO VERDE

Um passeio pouco conhecido na Serra Gaúcha, para fugir da mesmice!

Onça Preta (dá pra ver como é o aquário) (Foto: Sem Roteiro)
Onça Preta (dá pra ver como é o aquário) (Foto: Sem Roteiro)

Hoje a gente vem te contar sobre um passeio na Serra Gaúcha que ainda é pouco conhecido. Quando se fala em serra já vem na cabeça Gramado, Canela e Nova Petrópolis e seus principais pontos turísticos: Catedral de Pedra, Cascata do Caracol, Rua Coberta, Termômetro, Labirinto Verde entre outros. Pouco se fala no Zoológico que existe na entrada/saída da cidade de Gramado.

Fomos parar lá no legitimo estilo Sem Roteiro, havíamos ido com um casal de amigos para São Francisco de Paula com a intenção de ver os Cânions em Cambará, como o tempo não colaborou, resolvemos passear um pouco em Gramado. Depois do almoço sem saber muito o que fazer e não querendo “bater perna” na cidade, lembramos do GramadoZoo e decidimos visitar, já que nenhum dos quatro conhecia.

O GramadoZoo é um jardim zoológico voltado para a fauna brasileira e lá não tem jaulas propriamente ditas, com grades e tal. Os animais mais “perigosos” são mantidos em “aquários” de vidro blindado, mas ao ar livre, somente uma rede cobrindo por cima e com um ambiente que imita o habitat natural deles. Lá a gente viu onça-pintada, jaguatirica, jacaré do papo amarelo, araras, periquitos, flamingos, macacos aranha, tuiuiú entre muitos outros animais.

Logo na entrada você se depara com o viveiro de pássaros, onde eles ficam livres, não em gaiolas, você pode ver eles de pertinho (só não é indicado que você toque neles, afinal são animais selvagens). Então, olha só com os olhos mesmo, rsrs pra garantir que você e o bichinho continuem bem (e também com todos os dedinhos, rsrs). É possível que, por causa de horário, você não consiga ver algum animal, ou o veja dormindo, pois alguns tem hábitos noturnos (tem o zoo noturno, mas precisa consultar) e outros descansando. Mas não se chateie, o que você conseguir ver já vai ter valido a pena, a gente te garante.

Junto ao zoológico tem o Parque Gaúcho, que é um parque temático que te proporciona conhecer a cultura gaúcha desde os seus princípios. Tem os instrumentos de uso, os costumes, as indumentárias, como viviam. É bem interessante para conhecer mais sobre a cultura gaúcha. Tem arena de doma de cavalos (bem legal de assistir) e um espaço para apresentações da lida campeira. No final, nos fundos tem uma vista linda da Serra pra você contemplar.

Com certeza indicamos esse passeio, pois é um jeito diferente de visitar a Serra Gaúcha e aprender mais tanto sobre a nossa fauna e também nossa cultura. Assim você também foge da mesmice.