Morro da Borússia: um lugar onde a parada é obrigatória

Foto: Sem Roteiro
Foto: Sem Roteiro

Sabe aquele lugar que você passa por ele e tem que parar? É assim que a gente vê o Morro da Borússia, um lugar onde a parada é obrigatória. Ele fica localizado no município de Osório e tem um mirante de cerca de 400 metros de altura, que oferece uma vista privilegiada do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A maioria dos motoristas que trafegam pela BR-101 em direção ao litoral nem imagina que estão próximos de um lugar tão bonito! A entrada é bem sinalizada, com placas de indicação do Morro! A subida é bem íngreme, mas não se deixe abalar, pois a recompensa no final vale muito a pena!

A gente parou nele ao voltar de Santa Catarina (Sim, a gente é curioso mesmo, hahaha). Ao passar por ele na ida, já deu aquela vontade de parar e visitar o mirante. Mas não ficamos só no mirante, não! Bah, nós andamos bastante por dentro do Morro da Borússia.

Além do mirante, descobrimos que tem um parque com uma cascata para quem quer se banhar um pouco. O lugar é bem sinalizado, daí fica fácil de achar a cascata do Arroio Caraá. Ao explorar o morro, notamos que tem bastante pousadas, e bonitas (vontade que não faltou de ficar hospedado, hahaha).

Outra coisa que chamou a nossa atenção foi um restaurante, que por dentro parece que você voltou no tempo. Nele tem vários objetos antigos como decoração (sem dizer do cardápio que dá água na boca só de lembrar… rsrsrs).

Próximo da entrada pela BR-101 (antes de chegar na estrada de chão) avistamos uma capela muito bonita, e como a gente sempre faz, entramos para conhecer o lugar. Ela é encantadora, a Capela Santa Rita de Cássia.

Como a nossa passagem foi rápida, queremos voltar ao Morro da Borússia para explorar o local mais um pouco. Queremos ver a trilha de aventura (vocês já perceberam que a gente gosta), que tem no local, e ver outras coisas que a gente não viu. Bah! E a beleza do local é um atrativo pra gente voltar, sem pensar duas vezes.