Para um veraneio tranquilo e confortável, vejam que praia escolhemos!

Foto: Sem Roteiro
Foto: Sem Roteiro

Quando a gente pensa em veranear em Santa Catarina vai logo pensando em Ingleses, Garopaba, Rosa e arredores. Mas como queríamos ir pra Santa Catarina, não tão pra cima, por causa do tempo de viagem, começamos a ver as opções que tinham mais perto.

Como fizemos a escolha da praia? Queríamos uma praia calma, barata e que não levasse tanto tempo pra chegar. O motivo disso? As crianças iriam junto (um de cinco e um de pouco mais de um ano). Então não queríamos aquela muvuca pra ter que ficar se preocupando tanto.

Mas como chegamos a escolha mesmo, foi assim. Colocamos no Airbnb (site de locação de casas) o período que a gente queria, quantidade de pessoas, e o valor máximo que a gente queria gastar. Ah, teve mais um ponto chave na busca, queríamos uma casa com sinal de Wi-Fi, pois o Vitor teria que trabalhar. Assim filtramos e fomos procurando pelo mapa pra ver o que aparecia, fui então que surgiu o Balneário Gaivotas.

Confesso que nenhum de nós já tinha ido pra lá ou sequer ouvido falar. Depois de escolher, comecei a ver amigos que tinham ido pra lá, me disseram que era pequeno, calmo e também que não tinha muito o que fazer por lá, mas não foi bem assim não.

O balneário fica ao lado da cidade de Sombrio, quem vai do Rio Grande do Sul para Santa Catarina conhece a cidade, é onde a maioria do pessoal faz a parada pra esticar as pernas e comer no paradouro que tem na cidade. Chegando no balneário, era um pouco passado do meio dia, fomos almoçar. Nos surpreendemos positivamente, pois até então não esperava muito da cidade, achamos que nem teriam restaurantes abertos nem naquela hora (era uma segunda-feira). Achamos um no centrinho com a comida boa e barata.

Depois de almoçar fomos até a beira mar, pois o afilhado queria ver as ondas. Então, mais uma surpresa positiva, a estrutura na beira para dar acesso à areia era bem pensada. É uma plataforma de madeira, onde tem um chuveiro recuado, bancos para o pessoal sentar, tomar uma chimarrão e apreciar o mar, lixeiras para bitucas de cigarro, tudo simples e bem pensado. Mas não se engane pensando que era só no centro que tinha isso, era por toda a orla. A gente encontrou também banheiros químicos no calçadão, e sim eles estavam bem limpos.

Voltamos pra casa, nos arrumamos e fomos ver os arredores. Vários mercados bons e baratos, onde você encontra de tudo. Tinha farmácia bem próximo também, dava pra fazer tudo à pé. Quando fomos a noite para o centro em uma pizzaria, resolvemos dar uma volta no centro pra fazer a digestão, caminhamos pelo calçadão que é bem iluminado a noite. Depois disso resolvemos ir conhecer Sombrio, à noite mesmo.

Sombrio também é uma cidade bem cuidada (ao menos a parte que conhecemos). O que nos levou até lá foi quando no caminho de ida avistamos uma igreja bem bonita. Pesquisamos na internet e vimos que a noite ela tinha uma iluminação linda e ao vivo mais ainda. Contemplamos um pouco a igreja e os arredores, caminhamos um pouco no centrinho onde tem alguns mosaicos de azulejos no chão contando a história da cidade. Depois voltamos para Gaivotas. Valeu ter conhecido um pouco de Sombrio, é sempre bom ver algo novo.

No último dia que tínhamos na praia, decidimos que depois do almoço iriamos conhecer a Lagoa Cortada, que também descobrimos pesquisando na internet e conversando com os moradores. Ao chegar lá eles pedem uma contribuição espontânea. O lugar é lindo, tem dunas de areia fina e branca, muitas árvores, lugar para fazer churrasco. Se soubéssemos, certamente teríamos ido pela manhã para passar o dia e assar uma carne, porque vale muito a pena.

A lagoa tem uma demarcação onde pode-se tomar banho, além de ter um salva-vidas que também cuida os banhistas. O pôr-do-sol lá não podemos ver, pois estava ficando muito frio e como estávamos com as crianças voltamos antes. E também havia uma nuvem que taparia ele (pra nossa tristeza), pois a foto ficaria linda, já que o sol desce na ponta da lagoa!

Sobre Balneário Gaivotas, com toda a certeza nos surpreendeu, pela segurança, pela infraestrutura e mesmo sendo uma praia pequena, ter o que explorar!