Bento Gonçalves uma cidade romântica, mas cheia de aventuras!

Foto: Sem Roteiro
Foto: Sem Roteiro

Hoje vamos falar um pouquinho da nossa viagem para Bento Gonçalves. Pois é, quando a gente fala nessa cidade sempre vem no pensamento os famosos vinhos (você deve estar pensando nisso). A cidade tem os seus encantos e nos deixou com boas lembranças. Veja os depoimentos.

Depoimento de Vitor Pereira:

Bento Gonçalves é uma cidade que merece muita atenção, principalmente daqueles que gostam de passear e se divertir ao mesmo tempo. O que me chamou atenção nessa cidade, além da forte cultura italiana, é o “caminho de aventura”. Sim, não começamos pelo Vale do Vinhedos, a gente queria algo diferente. Próximo da entrada principal de Bento Gonçalves, cerca de uns 5 quilômetros, tem o Parque de Aventuras Gasper e eu queria muito mostrar para a Rô.

O trajeto para chegar no local é bem rural, a paisagem é linda. Ao chegar lá, a primeira coisa que eu fiz foi provocar a Rô, ela tem medo de altura (no parque tem um penhasco que tem mais de 100 metros de altura). Mas a Rô foi corajosa, ela se encantou tanto com o lugar que resolveu fazer tirolesa, e não foi uma simples tirolesa, foram cerca de 500 metro (eu não fui porque alguém tinha que tirar a foto). Eu andei pelo lugar de quadriciclo, me senti bem a vontade na garupa da Rô (foi um caminho cheio de aventura). A gente se divertiu bastante, foi bom pra dar boas risadas e ao mesmo tempo deu para aproveitar um lindo lugar.

Bom, não foi só de aventuras que passamos o final de semana, a gente foi provar a culinária da cidade também. Uma dica: os brigadianos de Bento Gonçalves sabem onde tem bons restaurantes (por não conhecer a cidade perguntei na cara dura onde tinha um bom restaurante), e lá a gente almoçou no primeiro dia. para o sábado à noite a Rô escolheu um restaurante muito bonito, o Casa Valduga. Eu gostei bastante de lá, é um lugar bem diferente (me senti no século 18 e a comida é muito boa).

Outro lugar que me fez “voltar no passado” foi o Caminho de Pedras, fiquei encantado com as casas antigas “estilo italianas”. Aliás, o lugar já foi cenário de novela. Vejo que Bento Gonçalves não é uma cidade para ir só um dia, ela tem mais coisas que o Vale dos Vinhedos (para quem gosta de romantismo é um excelente lugar pra ir) . O que ficou de Bento Gonçalves? Ficou a vontade de fazer mais passeios pela cidade!

Depoimento de Rô Klafke:

Bento Gonçalves foi a nossa primeira trip sozinhos (antes teve o Rosa e Buenos Aires, que ainda vamos contar). E deu pra gente aproveitar bastante, mesmo que o final de semana tenha sido chuvoso.

Chegamos lá, por volta do meio-dia, no apartamento que tínhamos locado no Airbnb. Ele era muito aconchegante e fomos bem recepcionados pela anfitriã. Descansamos um pouco e fomos para o centro procurar algum lugar para almoçar. Como a essa hora já eram perto das 14h, não tinham muitos lugares abertos. Então o Vitor teve a ideia de pedir uma dica para dois policiais que faziam sua ronda, e acertamos em cheio em seguir a dica deles, o restaurante era muito bom.

Depois do almoço, mesmo com o tempo “se armando” a gente foi para o nosso primeiro destino do findi, um parque de aventuras. Sim, a gente não foi nada previsível na nossa passagem por Bento Gonçalves.

Lá a gente andou de quadriciclo (que eu pilotei). Antes eles fazem você assinar um termo se responsabilizando e também veem como você se sai na pista teste, onde eu quase abandonei o barco (rsrs). O instrutor me chamou e perguntou se eu não tava com medo e queria mesmo ir, e eu tava com medinho, mas disse com veemência que “SIM” eu ia encarar a trilha. E foi muito tri, passamos pela mata, pelo rio, atravessamos pontes e descemos e subimos lombadas. E pasmem, para a surpresa dos instrutores eu me sai muito bem na trilha, com o Vitor na minha carona.

Depois do quadriciclo eu fiquei um bom tempinho pensando se eu ia arriscar a Tirolesa, pois como vocês já viram nos últimos posts, eu tenho medo de altura. Essa tirolesa tinha uma plataforma no meio, e passava ao lado do penhasco, mas sim gente, foi muito tranquilo pra mim, nem fiquei com medo de subir na plataforma e olha que eu já tinha andado em outra muito menor e mais baixa e tinha ficado com medo (será uma luz no fim do túnel?).

Subimos, ou melhor, tentamos subir na plataforma do Bungee Jump, mas ela era de tela de aço e eu não tive coragem de ir mais adiante, quanto menos pular, então so ficamos pela volta vendo o pessoal cheio da coragem pular, gritando tudo o que você pode imaginar (rsrs) e ainda querendo pular de novo. Foi divertido, quem sabe um dia.

Voltamos pra casa (sim, temos essa mania de ter “casa” por onde viajamos) descansamos, tomamos banho e então já estava na hora do jantar. Tínhamos feito uma reserva em um restaurante muito bonito no Vale dos Vinhedos, a Casa Valduga. Quando chegamos percebemos que era bem “chique”, ao nos aproximarmos escutei um piano e o Vitor ainda brincou que era uma gravação, mas pasmem, era um cara tocando piano mesmo. Nos jantamos uma sequência de risotos com mais alguns acompanhamentos e um vinho Rose. Na hora da conta eu achei que tomaria um susto, mas para todo o ambiente e maravilhoso atendimento, achei que super valeu a pena.

No próximo dia, domingo, visitamos o Caminho de Pedras, onde tem aquelas casas antigas e vinícolas menores. Entramos em uma para levar uma lembrança pra casa, porque o pessoal sempre quer alguma coisa de onde a gente vá (rsrs). Dali partimos pra casa, mas como com a gente é sem roteiro, percebi pelas placas, que era só dar uma “quebrada” que estaríamos em Farroupilha no Santuário de Nossa Senhora do Caravagio, que o Vitor não conhecia. Lá tem um mirante muito legal com uns banquinhos, a gente sentou e apreciou a vista.

Depois disso realmente fomos rumo a Porto Alegre e fim de trip de fim de semana. O que ficou de lá é que Bento Gonçalves tem bastante pra oferecer, a gente sempre pode conhecer algo novo e até se aventurar e algo diferente como foi o parque de aventuras.