HPS de Porto Alegre confirma morte de criança baleada durante ação da PF em Cristal

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre e o HPS (Hospital de Pronto Socorro) confirmaram a morte do menino baleado em uma ação da Polícia Federal em Cristal, no Sul do Estado. A criança, de 4 anos, estava em um dos carros que, conforme a PF, seriam usados na fuga de criminosos que assaltaram bancos na região.

A morte cerebral do menino foi confirmada. Conforme o HPS, os órgãos da criança serão doados, dando chance a salvar vidas de pequenos que necessitam de transplante.

Na ação onde o menino foi baleado, a mãe, Daniela Weinsmann, 35 anos, morreu. Ela estava no banco do carona de um Honda Civic. Na ocasião também morreu Aline Schmidt Pirola, 25, que estava em um Chevrolet Celta. A filha dela, de 2 anos, não se feriu.

O pai do menino, Marcos Luis Berghann, foi encontrado morto, na noite de ontem, na sede Superintendência da Polícia Federal de Porto Alegre. A principal hipótese é de suicídio. Conforme a PF, imagens de câmeras de videomonitoramento do local sugerem que ele atentou contra a própria vida. O meio empregado seriam gazes e ataduras usadas para estancar ferimentos ocorridos no tiroteio em Cristal.

Entenda o caso

Conforme a polícia, dois veículos – um Chevrolet Celta e um Honda Civic – seriam usados para resgatar criminosos que participaram em um assalto em Dom Feliciano. A Polícia Federal foi informada da ação e passou a monitorar os dois veículos.

No entanto, os policiais não sabiam quem seriam os responsáveis pela ação. Uma barreira que foi montada em uma estrada que liga o município de Cristal a Amaral Ferrador. Os dois veículos furaram o bloqueio e foram perseguidos. Mais adiante, uma segunda interrupção na via foi montada.

Teve início, então, uma violenta troca de tiros, com dezenas de disparos. Quando os policiais abriram os veículos, encontraram um homem, uma mulher e um menino no Civic e uma mulher e uma criança no Celta.

Duas mulheres, que estavam uma em cada veículo, morreram. Elas foram identificadas como Daniela Weinsmann, 35 anos; e Aline Schmidt Pirola, 25 anos. Ambas eram moradoras de Lajeado, no Vale do Taquari.

O filho de Daniela foi baleado na cabeça, nos braços e na nádega. Uma menina, filha de Aline, que estava no outro carro, não se feriu.

Marcos Luis Berghann, pai do menino, também foi ferido na ação. Ele foi detido e encaminhado à Polícia Federal, em Porto Alegre.

De acordo com a PF, os carros tinham insulfilm em todos os vidros, o que dificultou para os policiais identificarem quem estava nos veículos. Um inquérito foi aberto pelo Ministério Público Federal para investigar o caso.