Preso criminoso mais procurado pelo Departamento de Homicídios gaúcho

O indivíduo era foragido desde junho de 2015, foi indiciado em nove homicídios e tem contra si cinco mandados de prisão preventiva.

Foi preso em Florianópolis, em Santa Catarina, o criminoso mais procurado pelo Departamento de Homicídios da Polícia Civil gaúcha. A prisão ocorreu na tarde de quinta-feira (9) no bairro de Ingleses, na casa em que o procurado estava residindo.

Segundo a 3ª DPHPP (Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa), Flávio Daniel dos Santos Duarte, 30 anos, é o principal líder de uma organização criminosa do bairro Sarandi. O indivíduo era foragido desde junho de 2015, foi indiciado em nove homicídios e tem contra si cinco mandados de prisão preventiva expedidos pelas Varas do Júri de Porto Alegre.

A prisão ocorreu no desencadeamento da Operação Fratris. Uma pistola Glock nove milímetros foi apreendida durante a ação.

Segundo o delegado Cassiano Cabral, desde meados de 2014, o preso é líder de uma organização criminosa responsável pela distribuição e armazenamento de drogas em boa parte da Zona Norte de Porto Alegre. “Com a prisão de seu rival, em julho deste ano, também pela 3ªDPHPP, o preso arquitetou uma chacina no bairro Sarandi, em que quatro pessoas foram mortas, em julho de 2017”, diz o delegado.

Conhecido pela violência e coordenação de dezenas de homicídios, foi preso em uma casa, na cidade de Florianópolis, onde residia e comandava o tráfico à distância desde junho de 2016. Segundo ele, a partir de então, as buscas se intensificaram e culminaram com a sua prisão, “após dois dias de intenso monitoramento e diligências na capital catarinense”.

A disputa por pontos de venda de drogas no bairro Sarandi, pelas facções comandadas por eles, foi responsável por mais de uma centena de homicídios naquela localidade nos últimos quatro anos. O preso, desta ação, vivia sob falsa identidade e levava uma vida confortável, com duas casas no litoral catarinense, carros e moto. Sua companheira conduzia um negócio custeado pelo criminoso.

O diretor da Divisão de Homicídios, delegado Gabriel Bicca, ressaltou a importância da prisão do criminoso, o maior procurado da Divisão de Homicídios da Polícia Civil, encerrando assim um ciclo de liderança que se estendia há quatro anos.

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Paulo Rogério Grillo, enfatizou o esforço dos policiais civis na captura do criminoso, ressaltando que a prisão do principal líder do tráfico de drogas no extremo norte de Porto Alegre reforça o comprometimento do Departamento no combate aos homicídios.