Gramado e Canela inauguram a primeira edição da maratona "TSG - Travessia Serra Gaúcha"

A região de Gramado e Canela contará com a primeira TSG – Travessia Serra Gaúcha no dia 23 de setembro. Trata-se de uma competição de alto nível técnico, estratégico e psicológico para os amantes de corridas e maratonas.

Serão 66,7 km de percurso com descidas e subidas por estradas irregulares e de chão batido, em uma das regiões mais bonitas do Rio Grande do Sul. O evento passará a integrar o calendário festivo das duas cidades nos próximos anos, sempre no mês de setembro.

“O objetivo é fomentar o turismo em uma época de baixa temporada na localidade, propiciando tanto atividade para atletas – que participarão da corrida -, quanto para seus acompanhantes, que poderão desfrutar da estrutura turística da Região das Hortênsias”, destaca Antônio João Freire, idealizador da TSG.

A maratona

“A TSG tem como característica trechos de longas subidas que deverão proporcionar um desafio maior para os concorrentes e que fazem dela uma verdadeira travessia a ser encarada pelos fortes”, observa Freire.

Além dos trechos desafiadores, o percurso prevê uma rota de caráter festivo e não competitiva pela Avenida das Hortênsias, ligando Canela a Gramado, que unirá os participantes em uma grande confraternização.

A corrida se desenvolverá em três etapas, sendo a primeira bateria pela manhã com largada de Gramado às 8h e aproximadamente 30 km, divididos em 3 trechos com cerca de 10 km. Em seguida, haverá o trote festivo de 7,7km no retorno entre Canela e Gramado.

Por fim, a corrida encerra com uma segunda bateria a tarde, repetindo os mesmos 30 km da manhã, também divididos em 3 trechos com cerca de 10 km. O resultado final da prova será o somatório dos tempos das etapas da manhã e da tarde. A duração do trote não será computada para as equipes.

“Os tempos serão divulgados logo após o final da primeira etapa, para facilitar a criação de estratégias, de maneira que as equipes possam recuperar as diferenças de tempo em relação aos adversários”, explica Freire.

A corrida será disputada nas formações Solo (masculino e feminino) 29 km e 58 km, Duplas (masculino, feminino e misto) 58km, Trios (masculino, feminino e misto) 65,7km e Sextetos (masculino, feminino, misto e master) 65,7km.

As faixas etárias serão de 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e 60 anos em diante. Os participantes receberão uma camiseta do evento, sacochila, medalha de participação para todos que completarem a prova e Kit de cronometragem com chip.

O evento tem patrocínio das Lojas Paquetá e da marca Adidas e apoio da Unimed.

Inscrições até 14 de setembro:

As inscrições deverão ser feitas através do site da Chiptiming, pelo link: www.chiptiming.com.br/eventos/travessiaserragaucha2017

Mais informações: www.travessiaserragaucha.com.br