Sartori autoriza chamada de 480 agentes penitenciários aprovados em concurso

Conforme a Susepe, serão 450 agentes para atuação direta nos presídios e outros 30 agentes para funções administrativas.

Reunião entre o governador José Ivo Sartori (PMDB) e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer (PMDB), definiu a chamada de 480 agentes penitenciários. Ainda não há definição se, com o acréscimo de efetivo, será possível abrir o segundo módulo da Penitenciária de Canoas.

Conforme a Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), serão 450 agentes para atuação direta nos presídios e outros 30 agentes para funções administrativas. A Susepe estima que em 25 dias os alunos já estarão aptos a iniciar o curso de formação.

As aulas durarão cerca de 60 dias, com estudos em dois turnos. Ao todo, foram abertas 720 vagas no último concurso da Susepe: 620 para o cargo de Agente Penitenciário Classe “A” e 100 para o cargo de Agente Penitenciário Administrativo Classe “A”.

Por meio de nota divulgada pela SSP, Sartori salientou que “o anúncio só é possível em virtude dos esforços do governo do Estado para reestruturar a máquina pública”. “O governador lembrou que Segurança Pública é prioridade e que aderir ao Regime de Recuperação Fiscal será decisivo para que o aporte de recursos na área seja ainda mais volumoso”, diz o texto.