CCJ rejeita parecer favorável a denúncia contra Temer por corrupção passiva

Por 40 votos a 25, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quinta-feira (13) o parecer do relator Sérgio Zveiter (PMDB-RJ). O texto recomendava o prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva.

O resultado já era esperado, uma vez que o governo vinha operando para substituir deputados que ameaçavam votar contra o Planalto. Temer ordenou que a base aliada trocasse cerca de 20 deputados da CCJ para garantir a derrota do relatório favorável à admissibilidade da denúncia.

Com o parecer de Zveiter foi rejeitado, cabia ao presidente da Comissão indicar um novo relator e o escolhido foi Paulo Abi-Ackel (PSDB). Ele possui um relatório contrário a denúncia contra Temer por corrupção passiva. A votação do novo texto ocorrerá ainda hoje.

A palavra final, porém, cabe ao plenário da Câmara. Lá, a oposição precisa de 342 dos 513 votos para que a denúncia siga para o STF (Supremo Tribunal Federal). A votação sobre a denúncia deve ocorrer só em agosto porque, antes, os deputados querem cumprir o recesso do Legislativo.

Acompanhe ao vivo