Defesa Civil emite alerta para possibilidade de temporais no RS neste sábado

A advertência diz que há condições favoráveis para a ocorrência de chuva, moderada a forte com trovoadas, ventos e possibilidade de queda de granizo.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de “adversidades meteorológicas” no Estado. A advertência, válida para este sábado (3), diz que há condições favoráveis para a ocorrência de chuva, moderada a forte com trovoadas, ventos e possibilidade de queda de granizo.

Segundo o órgão, tempestades com trovões podem acontecer em todas as regiões do estado. A chuva pode gerar acúmulos de água por causa dos grandes volumes de chuva.

A organização pede atenção ao risco de alagamentos e possíveis enchentes devido ao transbordamento de rios e arroios. Qualquer situação de risco deve ser informada para a Defesa Civil, através do telefone de emergência 199.

Alertas do INMET e CPTEC

Além da Defesa Civil, órgãos nacionais emitiram avisos para a possibilidade de temporais no Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira e o sábado. Para o hoje o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a possibilidade de tempestades em todo a metade Norte do Estado.

A Capital e região metropolitana estão na área considerada de “perigo” pelo órgão. O aviso adverte para possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Para amanhã, seguem as mesmas condições. No entanto a área considerada de risco é maior, onde todas as regiões podem ter tempestades com os riscos descritos acima.

Já o CPTEC (Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos) coloca a possibilidade de temporais em toda a metade Oeste do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Para amanhã, o alerta se abrange pela região Central, Vales, metropolitana, Serra e Litoral Norte.

Segundo o órgão, podem ocorrer pancadas de chuva, que localmente serão de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos, ocasional queda de granizo e pontuais acumulados expressivos de precipitação. O CPTEC salienta que na maior parte do RS a chuva intensa deverá ocorrer entre a madrugada e a manhã.