Cidades gaúchas registram estragos e destelhamentos por causa do granizo

Sete municípios registram estragos por causa da precipitação das pedras de gelo, segundo a Defesa Civil e número deve crescer nas próximas horas.

A Defesa Civil do Estado realiza levantamento dos prejuízos causados pelos temporais com granizo que atingiram várias cidades gaúchas entre a noite de terça-feira (10) e esta manhã (11). Ao menos sete municípios registram estragos por causa da precipitação das pedras de gelo, segundo a Defesa Civil. O número apurado pela reportagem já alcança onze cidades afetadas.

Em Porto Xavier, na região das Missões, são ao menos 400 residências danificadas total ou parcialmente. O maior número de destelhamentos ocorreu na sede do município, enquanto o restante pelo interior. A área mais atingida foi o bairro Floresta, próximo ao Centro da cidade.

Lonas estão sendo distribuídas para os atingidos, cerca de 250 na zona urbana e outros 150 na zona rural. O número de casas afetadas pode ainda crescer até o final do dia.

No entanto, levantamento da reportagem aponta, ainda na região Noroeste do Estado, que houve queda de granizo ontem em Santa Rosa, Tuparendi, Maçambará e Porto Mauá. Os principais prejuízos estão nas lavouras de milho, soja e trigo.

Também há registro de estragos nos municípios de Passa Sete, Estrela Velha, Arroio do Tigre, Segredo, Sobradinho, Itaara e Salto do Jacuí. Todos ficam entre o Vale do Rio Pardo e o Alto Jacuí, onde ainda não há levantamento oficial do número de casas afetadas.

Houve registro de queda de granizo fraca também em Guaíba e na zona Sul de Porto Alegre. Não há informação de danos.