Fachada de prédio desaba e atinge veículos no Centro de Porto Alegre

A fachada de um prédio em obras desabou na manhã deste sábado (28) na avenida Alberto Bins, no Centro de Porto Alegre. Parte do imóvel, que fica localizado na esquina com a rua Coronel Vicente, caiu e atingiu quatro veículos que estavam estacionados em frente ao local. Um grande estouro foi gerado pela queda, que ocorreu por volta das 8h15, assustando moradores da região e pedestres.

Foto: Empresa Pública de Transporte e Circulação/Divulgação

Como ninguém passava pela calçada da via no momento da queda, não houve feridos. No entanto, os quatro carros atingidos sofreram danos. Em um dos veículos, o motorista, o técnico de enfermagem Bruno Sestenheim, estava dentro e, por sorte, teve lesões leves. Ele sofreu apenas um corte na mão provocado por um caco de vidro.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a obra do prédio está em situação irregular, pois não conta com engenheiro responsável e não tem alvará da Prefeitura da Capital. Os proprietários do imóvel serão multados e a obra, que passará por perícia, foi interditada.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo a Defesa Civil, o telhado do prédio estava em reforma. Nos trabalhos, suporte da cobertura foi supostamente retirado, deixando as tesouras flexíveis. Com o vento forte do início da manhã deste sábado, a estrutura veio abaixo, derrubando também as sacadas da edificação. Os funcionários da obra, sem supervisão, teriam colocado sobrepeso onde não podiam. A fonte do perigo foi removida pelas autoridades.

Três veículos ficaram completamente destruídos. Foto: Empresa Pública de Transporte e Circulação/Divulgação

O imóvel onde ocorreu o desabamento possui três andares e, no térreo, tem uma loja de informática e a sede uma escola de cursos preparatórios. A sede nacional do PSL (Partido Social Liberal) Mulher também funciona no local.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) e o Corpo de Bombeiros bloqueiam parcialmente o trânsito de pedestres e veículos na avenida Alberto Bins, no entorno do prédio. A medida ocorre por conta do risco de novo desabamentos. O local já foi limpo e os responsáveis ainda acionaram uma empresa terceirizada para instalar tapumes.

Bloqueio parcial na avenida Alberto Bins após limpeza. Foto: Empresa Pública de Transporte e Circulação/Divulgação