Brigada Militar lança operação para reforçar segurança em Gravataí

A Brigada Militar lançou, nesta terça-feira (24), uma força-tarefa para reforçar o policiamento ostensivo em Gravataí e municípios vizinhos da região Metropolitana. A medida é a resposta do Governo do Estado contra a criminalidade após o atentado a tiros que resultou na morte de duas pessoas e feriu outras 33 no domingo (22).

Soldados do Comando-Geral, do 1º BOE (Batalhão de Operações Especiais) e do 4º Regimento de Polícia Montada foram apresentados na Operação Avante Gravataí, em frente à prefeitura. 190 policiais militares atuarão no município por tempo indeterminado.

Policiamento conta com soldados do 4º Regimento de Polícia Montada. Foto: Rafael Silva/Brigada Militar

O comandante do 17º BPM (Batalhão de Policia Militar), Vanderlei Padilha, falou sobre o trabalho que vem sendo feito pelos policiais. “Como brigadianos, podemos dizer à sociedade que nossa parte está sendo feita com competência e eficácia. Com a união de todos os organismos públicos, vamos combater o crime e cessar a crescente onda de crianças e adolescentes entrando para o crime”, afirmou o tenente-coronel.

Segundo o subcomandante da BM, Mario Yukio Ikeda, o reforço vai intensificar o patrulhamento, com inteligência e ações estratégicas para ampliar a segurança. “O policiamento será em Gravataí, mas também nos municípios limítrofes. Remanejamos o efetivo, intensificaremos o patrulhamento com abordagens e barreiras qualificadas e trabalharemos 24 horas por dia para trazer tranquilidade à população”, garantiu o coronel.

Apoio para a Polícia Civil e barreiras

Operação Avante Gravataí foi lançada em frente à prefeitura. Foto: Rafael Silva/Brigada Militar

Além do envio dos agentes da Brigada Militar, a Polícia Civil deslocou seis agentes do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) para reforçar as investigações dos homicídios ocorridos em Gravataí nos últimos dias. Também foi acertado que as ações realizadas pelo Batalhão de Operações Especiais terão apoio do BAvBM (Batalhão de Aviação da Brigada Militar) e da DAA (Divisão de Apoio Aéreo) da Polícia Civil.

Força Nacional

Na manhã de segunda-feira (23), o prefeito da cidade, Marco Alba (PMDB) havia anunciado que iria pedir aumento do policiamento e até uso da Força Nacional de Segurança Pública para o secretário da segurança, Cezar Schirmer (PMDB). No entanto, o prefeito se mostrou satisfeito com as ações do Piratini.