BOE será usado como reforço no policiamento após atentado a tiros em Gravataí

A Secretaria de Segurança Pública do Estado decidiu enviar um reforço policial para tentar frear a onda de violência sem precedentes que afeta a cidade de Gravataí, na região Metropolitana. Na madrugada de domingo (22), um atentado a tiros em uma festa deixou dois mortos e mais de 30 feridos.

Durante a manhã desta segunda-feira (23), o prefeito da cidade, Marco Alba (PMDB) havia anunciado que iria pedir aumento do policiamento e até uso da Força Nacional de Segurança Pública para o secretário da segurança, Cezar Schirmer (PMDB). No entanto, só ficou acertado o envio de agentes do 1º BOE (Batalhão de Operações Especiais) da Brigada Militar) de Porto Alegre à Gravataí a partir desta terça-feira (24).

“O que ocorreu exige uma reação enérgica. A partir de agora, teremos o reforço significativo das forças policiais, para devolver a tranquilidade à comunidade”, garantiu Schirmer. Conforme o secretário, para a Força Nacional ser enviada até Gravataí, há a necessidade de pedido formal do Estado à União e a autorização do Governo Federal para uso de tropas na cidade. Segundo Schirmer, não há tempo hábil para elaboração do pedido.

Uso do BOE em Gravataí foi comunicada pelo secretário Cezar Schirmer ao prefeito de Gravataí, Marco Alba. Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Os agentes da Força Nacional que hoje atuam em Porto Alegre desenvolvem atividades ligadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, que tem na capital gaúcha uma de suas cidades-piloto. Dessa forma, não há possibilidade de transferência do efetivo que está na Capital para outro município.

“Confiamos na posição do secretário de que a reação deve ocorrer a partir das forças do Estado. Foram disponibilizados os meios necessários e a estratégia vai ao encontro do desejo da comunidade”, avaliou o prefeito de Gravataí.

Apoio para a Polícia Civil e barreiras

Além do envio do BOE, a Polícia Civil deslocará seis agentes do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) para reforço nas investigações dos homicídios ocorridos na cidade nos últimos dias. Também foi acertado que as ações realizadas pelo Batalhão de Operações Especiais terão apoio do BAvBM (Batalhão de Aviação da Brigada Militar) e da DAA (Divisão de Apoio Aéreo) da Polícia Civil.