Municipários em greve bloqueiam estação de transbordo de lixo em Porto Alegre

Os manifestantes fazem operação tartaruga na liberação da entrada e saída dos caminhões. Governo diz que coleta de lixo sofrerá atrasos.

Servidores públicos municipais ligados ao Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre) fazem, desde o início da manhã (18), bloqueio na estação de transbordo de lixo da Capital. Os manifestantes fazem operação tartaruga na liberação da entrada e saída dos caminhões.

Conforme o sindicato, a exigência é que o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) retire de tramitação na Câmara de Vereadores alguns projetos de lei. Os servidores dizem que a legislação “ataca a carreira dos servidores”.

A situação na estação de transbordo, que é gerida pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e fica na Estrada Afonso Lourenço Mariante, na Lomba do Pinheiro, é tranquila. No entanto, o tráfego de caminhões é bloqueado de tempos em tempos, ocasionando atraso no despejo dos resíduos coletados na cidade. Uma equipe da Guarda Municipal está no local desde o início do protesto, às 6h, e acompanha a movimentação.

Entre os projetos enviados pelo Executivo municipal à Câmara está um que retira a licença-prêmio dos servidores públicos. O outro torna legal o parcelamento de salários, medida que vem sendo tomada rotineiramente pela administração do Paço Municipal em 2017.

Não há previsão de liberar a entrada e saída de caminhões da estação de transbordo. A Secretaria de Serviços Urbanos afirmou que o protesto ocasionará a atraso na coleta de lixo. O órgão ainda disse que interpelará a Procuradoria do Município para tentar liberar o local o mais breve possível.