40 mil clientes seguem sem luz mais de 48 horas após temporal no RS

O número de clientes que permanece sem energia elétrica após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul caiu para 42 mil na noite terça-feira (3). A tempestade, que teve ventos de mais de 100 km/h, deixou mais de 900 mil instalações sem luz em todo o Estado durante o seu pico.

Na área da RGE (Rio Grande Energia) são 23 mil clientes sem luz em todo o Estado. Paralelamente, a RGE Sul (antiga AES Sul) registrava 18 mil pontos sem energia elétrica às 19h desta terça-feira. A maioria dos problemas está em Cruz Alta e Montenegro.

Na região de concessão da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), são 1,4 mil clientes desabastecidos. A maioria dos pontos às escuras está na região Metropolitana de Porto Alegre, inclusive os casos não inseridos na contagem oficial.

As três empresas esperam restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. Não há previsão para normalizar o serviço em todo o Rio Grande do Sul, pois foram registradas diversas ocorrências de queda de árvores sobre a rede elétrica, rompimento de cabos, além de avarias em transformadores, religadores e geradores, causadas pela queda de granizo e por objetos lançados contra o cabeamento.