Temporal deste domingo é o pior desde janeiro de 2016, diz Metroclima

A Defesa Civil de Porto Alegre atendeu seis registros de destelhamentos na região do Arquipélago. Apenas uma situação de desalojamento foi registrada.

A tempestade que atingiu Porto Alegre no início da noite deste domingo (1°) foi o pior evento climático na cidade desde 29.jan.2016. Naquela ocasião, ventos de mais de 115km/h derrubaram centenas de árvores e danificaram vários prédios e parques.

Desta vez, a tempestade teve chuva torrencial, granizo pontual e rajadas de mais de 100km/h. O vento arrastou containers, provocou bloqueios em vias por causa da queda de vegetais, e interrupção no fornecimento de luz em alguns bairros.

O Ceic (Centro Integrado de Comando) está monitorando todas as ocorrências juntamente com técnicos de diversas secretarias e órgãos envolvidos. O prefeito Nelson Marchezan Júnior chegou ao centro de comando no início da noite para acompanhar a situação e coordenar os trabalhos.

Pior tempestade em um ano e meio

O temporal que durou 35 minutos em Porto Alegre, no início da noite deste domingo,1º de outubro, e que atingiu diversas cidades do Estado, ocorreu devido a um sistema de baixa pressão. O valor de 994 hPa (hectopascais) de pressão atmosférica registrado na Capital é raríssimo, de acordo com o Sistema CEIC-Metroclima.

A Defesa Civil de Porto Alegre atendeu seis registros de destelhamentos na região do Arquipélago, apenas uma situação de desalojamento foi registrada e a família foi conduzida para casas de parentes pela Defesa Civil. A EPTC ainda está atendendo as ocorrências nas vias.