Temporal deixa mais de 650 mil clientes sem luz no Rio Grande do Sul

A tempestade, que teve ventos de até 100 km/h causou a queda de inúmeras árvores e o desarme de transformadores.

Ao menos 180 mil clientes da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), 300 mil da RGE Sul e outros 190 mil da RGE Energia estão sem luz após a passagem do temporal pelo Estado. A tempestade, que teve ventos de até 100 km/h causou a queda de inúmeras árvores, corte nas redes elétricas, danos em subestações e o desarme de transformadores.

Até às 23h30, eram 670 mil instalações com falta de energia, segundo último balanço das concessionárias. Não há previsão de normalizar o serviço.

Conforme a CEEE, no auge do vendaval, ao menos 400 mil instalações ficaram com o fornecimento interrompido. Segundo a Companhia, 30 alimentadores de redes de média tensão abastecidos pela Subestação Porto Alegre 6 foram afetados.

Os principais pontos de blecaute são Centro de Porto Alegre, nos bairros Bela Vista, Petrópolis e Rio Branco. Boa parte da zona Norte também tem problemas de abastecimento. Alguns bairros da zona Sul já tiveram o sistema restabelecido.

A companhia dá prioridade no restabelecimento de energia para locais com hospitais, órgãos públicos essenciais e estações de reabastecimento do DMAE. Segundo informe da EPTC, são ao menos 40 ocorrências de queda de árvore em Porto Alegre por causa do vendaval.

Na área da RGE Sul (antiga AES Sul), são 300 mil instalações com falta de energia. Na área da RGE Energia são 190 mil clientes, principalmente nas Missões e a Fronteira Oeste.

Leia mais:
Vento derruba lona de circo na zona Sul de Porto Alegre
Temporais provocam estragos em várias cidades gaúchas neste domingo
DMAE adverte para possibilidade de falta de água em bairros da Capital
Temporal atinge Porto Alegre com chuva intensa, vento e granizo