Proprietário de fábrica de calçados é preso por furto de energia elétrica em Sapiranga

Técnicos constataram uma instalação irregular, com ligação clandestina que vinha diretamente do poste para o estabelecimento comercial. 

O dono de uma fábrica de calçados, localizada na rua Monte Castelo, em Sapiranga, no Vale do Sinos, foi preso por furto qualificado de energia elétrica. Conforme a RGE Sul, a indústria roubava cerca de R$ 10 mil em consumo de luz por mês.

A descoberta das irregularidades ocorreu durante uma fiscalização da DRCP/DEIC (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados do Departamento Estadual de Investigações Criminais). Técnicos constataram uma instalação irregular, com ligação clandestina que vinha diretamente do poste para o estabelecimento comercial.

Diante do flagrante de delito, foi dada voz de prisão em flagrante ao proprietário do estabelecimento comercial. O delegado Luciano Peringer ressalta que a prática gera grandes perdas na rede de energia, com prejuízos arcados por toda a população.

Com a consequente diminuição de arrecadação de impostos pelo consumo, a conduta gera perigo e instabilidade na rede elétrica, além de promover concorrência desleal. “Aquele que mantém comércio regularmente não consegue competir de forma igualitária com aquele que se vê livre do custo de energia intrínseco à atividade econômica”, afirmou Peringer.