Desfile de 20 de Setembro atrai multidão na zona Sul de Porto Alegre

Com o tema ‘Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história’, o desfile cívico-militar em comemoração aos 182 anos da Revolução Farroupilha levou milhares de pessoas à orla do Guaíba, na zona Sul de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (20), feriado que comemora o evento.

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Mais de 1,5 mil cavalarianos, representantes de 73 entidades tradicionalistas, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, IGP (Instituto-Geral de Perícias) e Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) e estudantes do Colégio Tiradentes de Porto Alegre, participaram do desfile.

O trajeto, que começou às 10h, percorreu a avenida Edvaldo Pereira Paiva, no sentido bairro-Centro, em direção à avenida Aureliano de Figueiredo Pinto.

Para o presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), Nairioli Callegaro, “é algo que nos engrandece mais ainda, porque estamos mantendo viva a tradição do 20 de Setembro. Desfilamos aqui o nosso orgulho de ser gaúcho, o pertencimento que temos de nossa identidade regional, nossa cultura, nossa tradição, a identificação que todos os gaúchos têm com o seu estado, sua terra, seu hino e com seus costumes”, destacou.

20 de Setembro

Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

A Revolução Farroupilha foi um dos mais longos e significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo os mais diversos segmentos sociais na Guerra dos Farrapos contra o Império, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em março de 1845. Por isso, as comemorações dos festejos farroupilhas resgatam a história da data, que se tornou um momento especial de culto às tradições gaúchas, mobilizando grande parte da população do Estado.