Chuvas provocam cheias de rios e afetam 140 famílias em cidades do RS

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde quinta-feira (14) provocaram cheias de rios e prejudicaram pelo menos 140 famílias nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Vale do Rio Pardo, conforme dados divulgados pela Defesa Civil do Estado no final da tarde deste sábado (16).

São 97 famílias desabrigadas e 43 desalojadas em Dom Pedrito, Quaraí, Alegrete e Santa Cruz do Sul. Também há alertas de elevação do nível dos rios Santa Maria, Quaraí e Ibirapuitã.

Em Dom Pedrito, são 81 famílias desabrigadas, que estão temporariamente no pavilhão do Sindicato Rural. Também há 20 famílias desalojadas. O nível do rio Santa Maria está em 6,3 metros.

Em Quaraí, são 12 famílias desabrigadas, que estão temporariamente no Ginásio Municipal. Também há 18 famílias desalojadas. O nível do rio Quaraí está em 10,4 metros. Já em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, apenas uma família está desalojada.

Em Alegrete, na Fronteira Oeste, são quatro famílias abrigadas no ginásio da Escola Oswaldo Aranha e outras quatro famílias desalojadas. O nível do rio Ibirapuitã está em 8,78 metros.

A Defesa Civil informou que segue em estado de alerta, monitorando as localidades atingidas e oferecendo toda a ajuda necessária por meio de nove coordenadorias. Qualquer informação ou pedido de auxilio pode ser encaminhado através do telefone 199.