Cheia de rios deixa famílias desabrigadas na Campanha

Em Dom Pedrito, o rio Santa Maria atingiu, na manhã desta sexta-feira (15), o nível de 6,20 metros. Nove famílias estão desalojadas e três desabrigadas

Mais de vinte famílias estão fora de casa após as fortes chuvas desta semana na região da Campanha. Há desabrigados em Quaraí e em Dom Pedrito por causa da cheia de rios.

Em Dom Pedrito, o rio Santa Maria atingiu, na manhã desta sexta-feira (15), o nível de 6,20 metros. Nove famílias estão desalojadas e três desabrigadas, mas outras estão sendo removidas de casa com ajuda do Exército e da Prefeitura.

Conforme a Prefeitura do município, apenas neste ano, a cidade enfrenta a sua sexta enchente e teve que decretar por duas vezes situação de emergência. Além de famílias precisarem deixar suas residências, das outras vezes, foram registrados estragos na zona rural.

Na cidade de Quaraí, são outras dez famílias abrigadas em locais públicos ou na casa de parentes e amigos por causa da cheia do rio Quaraí. Conforme a Defesa Civil, choveu 200 milímetros nos últimos três dias na região.

Risco de cheia no rio Uruguai

A Defesa Civil Estadual segue monitorando as ocorrências meteorológicas no Estado. O nível do rio Uruguai está sendo monitorado constantemente porque há risco de cheia nas cidades que fazem fronteira com a Argentina. Quaisquer informações ou pedidos de auxílio devem ser encaminhados através do telefone 199.

Cheia no rio Santa Maria. Foto: Defesa Civil / Divulgação