Mais de uma tonelada de alimentos é apreendida em Fazenda Vila Nova

Durante operação da força-tarefa do Programa Segurança Alimentar do Ministério Público em Fazenda Vila Nova, no Vale do Taquari, seis estabelecimentos foram fiscalizados e dois deles acabaram interditados. Em um terceiro local, apenas a padaria foi fechada. Ao todo, foi apreendida mais de uma tonelada de alimentos impróprios.

Foram fiscalizados pelos agentes da força-tarefa o Restaurante e Lancheria Britinho, o Restaurante Britinho da rodoviária da cidade, o Supermercado Souza, o Mercado Rede Fort e o Mercado Cardoso. O Mercado Marlisete de Quadros também foi inspecionado e sua proprietária foi presa em flagrante por crime contra as relações de consumo.

De acordo com o Ministério Público, no local onde a mulher foi presa, além da apreensão de meia tonelada de carne sem refrigeração, foram encontrados medicamentos, cigarros paraguaios e produtos escondidos, sendo que vários deles estavam vencidos desde 2014.

Nos estabelecimentos foram encontrados alimentos com prazo de validade vencidos, armazenados de forma irregular, carnes e embutidos fora da temperatura adequada e até insetos e dejetos de animais, além de diversos problemas de infraestrutura e falta de higienização. Em um dos locais, fiscais encontraram embutidos escondidos em carrinhos dentro de um depósito e, em outro, as carnes estavam guardadas em uma garagem.

Participaram da operação o GAECO – Segurança Alimentar (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a Promotoria de Justiça de Estrela, a Seapi (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação), a Vigilância Sanitária Estadual, a Vigilância Sanitária Municipal de Fazenda Vila Nova e a Polícia Civil.