Metroclima espera grandes volumes de chuva em Porto Alegre no fim de semana

O Sistema CEIC-Metroclima, órgão de monitoramento climático da Prefeitura de Porto Alegre, está em alerta para a previsão de grandes volumes de chuva na Capital nos próximos dias. Modelos numéricos apontam para grandes acumulados de precipitação entre o final de quinta-feira (14) e domingo (16).

Os dados recebidos pelos órgão apontam que o volume de chuva nos dias 15, 16 e 17 deve ultrapassar os 80% da média histórica de setembro, que é de 139,5 milímetros. A prefeitura reitera a importância dos porto-alegrenses se prepararem para transtornos no trânsito e reorganizarem, dentro do possível, suas atividades.

O alerta é válido principalmente nas áreas suscetíveis a alagamentos, para que esse evento climático não atinja tão bruscamente a rotina da população. Todos os órgãos envolvidos, para que Porto Alegre mantenha seu fluxo de serviços e segurança, estarão em alerta nos próximos dias. Em caso de emergência, a Defesa Civil municipal pode ser acionada pelo fone 199.

Prefeitura se organiza para amenizar eventuais transtornos

Devido a previsão de fortes chuvas, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, secretários e representantes de órgãos como Defesa Civil, Guarda Municipal, EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), Demhab (Departamento Municipal de Habitação), Serviços Urbanos, Infraestrutura, Mobilidade e representante técnico do Sistema Ceic-Metroclima se reuniram na segunda-feira (11) para alinhar as estratégias de organização para que a chuva esperada não cause maiores transtornos aos porto-alegrenses.

A prefeitura vem procurando manter e conquistar investimentos para obras de saneamento, desassoreamento, drenagem e desobstrução dos dutos que ao longo de anos não foram finalizadas ou que não tiveram verbas necessárias para execução.