Comerciantes são presos por furto de energia elétrica no Centro de Porto Alegre

A Polícia Civil, através da DRCP (Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados), do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), prendeu dois proprietários de estabelecimentos comerciais pela prática de furto de energia elétrica, no Centro de Porto Alegre.

Os agentes diligenciaram, nesta terça-feira (14), na rua Voluntários da Pátria. Primeiramente, em uma reciclagem e sucata, foi detectada a existência de furto de energia. Assim, os policiais, acompanhados de técnicos da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), em mais uma fase da Operação Blecaute, localizaram a irregularidade.

No segundo estabelecimento, onde funciona um mercado e açougue, detectou-se a existência de uma instalação clandestina ligando o poste ao local. Foi dada voz de prisão em flagrante aos proprietários dos estabelecimentos comerciais fiscalizados.

O delegado Luciano Peringer ressaltou que o furto qualificado de energia elétrica por comerciantes está no foco de combate da DRCP, pois, além de gerar grandes perdas na rede de energia, com prejuízos arcados por toda a população, e a consequente diminuição de arrecadação de impostos, a conduta gera perigo e instabilidade na rede. “Aquele que mantém comércio regularmente não consegue competir de forma igualitária com aquele que se vê livre do custo de energia intrínseco à atividade econômica”, disse o delegado, alegando a concorrência desleal que o crime causa.