Criminosos atacam duas agências bancárias, lotérica e loja em Gramado Xavier

Criminosos armados e vestidos com roupas militares, coletes balísticos e toucas-ninja atacaram duas agências bancárias, uma lotérica e uma farmácia no início da madrugada deste sábado (29), em Gramado Xavier, no Vale do Rio Pardo. Para atacar os estabelecimentos, no Centro da cidade, a quadrilha utilizou explosivos.

De acordo com a Brigada Militar, eram cerca de 0h10 quando quatro bandidos cometeram os crimes, na avenida Santa Cruz. Ao chegar na região das agências do Banrisul e do Sicredi, o grupo rendeu um casal que estava em um carro. Durante a ação, três pessoas que estavam em um veículo que passava pelo local também foram feitas reféns em um escudo humano. Todos os reféns foram liberados ilesos no momento da fuga.

Os estilhaços das explosões ainda provocaram a quebra da vitrine de uma loja de roupas, que acabou sendo assaltada pelo grupo. Conforme a Brigada Militar, cujo posto em Gramado Xavier fica a 500 metros do local do ataque, foram arrombados quatro caixas eletrônicos, além dos cofres do Banrisul e da lotérica. Da loja e da farmácia foram roubadas quantias não divulgadas de dinheiro em espécie.

Os bandidos fugiram em uma Ford EcoSport e seguiram pela ERS-153, em direção à Barros Cassal. Enquanto realizava buscas, a Brigada Militar encontrou os criminosos, na localidade de Pontão dos Hoppe. Houve perseguição e troca de tiros, porém o grupo conseguiu escapar em direção ao município de Lagoão. A viatura policial ficou inutilizada após ser atingida por vários disparos de fuzil nos pneus e no motor. Nenhum policial se feriu.

A quadrilha abandonou a EcoSport em uma fazenda na localidade de Linha Três Léguas, no interior de Barros Cassal, e não foi mais encontrada pela polícia, que segue realizando buscas. O veículo foi localizado por volta das 3h, com os pneus furados e diversos explosivos e roupas roubadas. A Polícia Civil investiga o ataque.